16 de Julho, dia do Comerciante


16 de Julho, dia do Comerciante

O Dia do Comerciante é comemorado anualmente em 16 de julho. Esta data é destinada a homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, ou seja, na venda de produtos e serviços. Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico do país.
O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro. Visconde de Cairu foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal. Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior.
Segundo Euvaldo Lopes, diretor para assuntos do comércio da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII, a importância do comerciante para Imperatriz surgiu numa época muito boa onde todos queriam ficar à margem do rio. E o rio aqui era navegável, então fazia parte de uma composição de demanda, não só de chegada de mercadoria, como de remessa de mercadoria. A cidade cresceu à margem do rio, então o comércio se transformou cada vez mais gradativamente. Aí sim a importância do comerciante para Imperatriz se deu primeiro pelo rio, na navegação, e segundo é uma terra que começou a povoar e tendo consumo houve uma expansão do comerciante em Imperatriz.
Para o diretor, a ACII “veio regular, credenciar, habilitar aquelas pessoas que não tinham conhecimento científico da coisa, as vezes tinha empiricamente, mas cientificamente não. E a associação veio dar uma direção, um melhor assessoramento, assessoria jurídica, um posicionamento, uma performance estatística de estratégias, enfim, isso veio consolidar essa classe de comerciante na cidade de Imperatriz”.
“Nós desejamos a todos os comerciantes empresários, que eles tiveram êxito em ter essa intenção em abrir um negócio, essa coragem, essa confiança, e hoje estão todos aí. Além de ser grandes empregadores, são também grandes pagadores de impostos, que isso circula na cidade e contribui para o seu crescimento. Então Parabéns a todos eles pela coragem e iniciativa de ser empreendedor”, conclui o diretor Euvaldo Lopes.