A ACII recebe Embaixador de Israel no Brasil

a visita se transformou em um encontro de negócios entre empresários imperatrizenses e a comitiva do embaixador


A ACII recebe Embaixador de Israel no Brasil

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, junto com o Sindicato Rural de Imperatriz - Sinrural e prefeitura de Imperatriz, abriram as portas para a diplomacia, recebendo neste dia 11 de julho, o Embaixador de Israel, senhor Yossi Shelley.

Acompanhado de comitiva, e secretários de estado do Maranhão, a visita se transformou em um encontro de negócios entre empresários imperatrizenses, onde foi destacado a importância da economia de Imperatriz e como Israel pode contribuir para fortalecer ainda mais a cidade e região.

O presidente da ACII, Guilherme Maia, deu boas-vindas aos presentes e agradeceu a visita do embaixador e toda a sua comitiva, além de destacar a força econômica da cidade de Imperatriz que vem atraindo grandes investimentos. “Espero que esse encontro traga algo de positivo, temos muito potencial de negócios. Nosso agronegócio é forte e precisamos que Israel enxergue isso. A Troca de experiencias e o comércio bilateral é de extrema importância.” destacou o dirigente empresarial.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Eduardo Soares também agradeceu a visita do embaixador e reforçou a importância econômica da cidade “Ficamos felizes com a sua visita a casa do comércio e indústria, melhor local para receber pessoas que pretendem investir e gerar crescimento para Imperatriz. Aqui temos muitos indicadores positivos em todos os setores da economia, sendo muito favorável para quem deseja investir em qualquer negócio. Imperatriz é uma cidade de oportunidades!” ressaltou ele.

O secretário de Programas Especiais do Estado (Sepe), Pierre Januário, fez uma breve explanação das ações do governo, destacando a importância das relações comerciais com outros países para o desenvolvimento do Maranhão.

Um breve histórico da cidade e as suas potencialidades econômicas foram apresentadas pelo professor acadêmico Fernando Babilônia. Segundo ele, Imperatriz cresce fortemente sendo a segunda maior cidade do estado. Sua economia apresenta desde 2002 uma evolução do Produto Interno Bruto (PIB), se destacando no agronegócio, saúde, setor atacadista, imobiliário e educação. O setor de serviços apresenta 68% de participação no PIB da cidade.

O embaixador de Israel, Yossi Shelley, demostrou simpatia ao falar do estado do Maranhão e para ele a reunião com os empresários locais é uma ótima oportunidade para troca de experiências e informações que contribuem para o desenvolvimento econômico da cidade e região.

Yossi Shelley pontuou as potencialidades do Maranhão e apresentou as áreas de maior desenvolvimento de seu país, que é um dos grandes exportadores internacionais de agrotecnologia. Segundo ele, Israel possui mais de 300 empresas relacionadas com a agro tecnologia e mais de 200 exportadores que se destacam nesse setor. As empresas israelenses detêm também 30% do mercado global agregando informatização avançada de sistema de irrigação e sensores. O setor agro cresce fortemente com quase 11.000 litros por vaca leiteira ao ano (média mundial: 3,527/ano).

Ao final da reunião, o presidente da ACII, Guilherme Maia, presenteou o diplomata com uma edição do Perfil Imperatriz, publicação que ressalta os aspectos socioeconômicos, históricos, geográficos, demográficos e empresarial de Imperatriz.