A importância de inovar

Transformar sua empresa num ambiente inovador é uma opção estratégica. O fato é que novas tecnologias vêm surgindo a cada dia, gerando assim novas formas de se trabalhar. Porém muitas empresas não estão atentas às mudanças que surgem mundo afora e nem reconheceram ainda o valor da inovação.

Alguns passos são necessários para que inovar seja possível dentro da empresa, e a Presidente do Conselho de Jovens Empresários de Imperatriz – Conjove, entidade ligada à Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII, Vanessa Murta, fala sobre o assunto: “É importante e necessário que o empresário esteja atento ao mercado de forma ampla, desde os concorrentes locais a empresas do mesmo ramo em outras localidades”. Observar o mercado é também ir para além das fronteiras nacionais, “os grandes centros, principalmente os Estados Unidos, são um grande berço de inovação, e o empreendedor brasileiro tem a oportunidade de se inspirar, aprender e trazer para nossa realidade o que de mais moderno e inovador está acontecendo”, completa Vanessa Murta.

O empreendedor em si tem a obrigação de inovar, de ser criativo e apresentar diariamente soluções para o seu cliente. Mas existe um diferencial para que os funcionários sigam o mesmo compasso, no qual se faz necessário treinamentos, estudos constantes, métodos de trabalho, e lembrar que ao lidar com negócios e inovações é preciso estar atento àquele que executa o trabalho diariamente, pois “não adianta ter uma empresa moderna e funcionários que não conseguem acompanhar o ritmo de crescimento da empresa, devemos ser líderes inovadores”, ressaltou Vanessa.

Se a falta de orçamento está problematizando a situação, não quer dizer que mudar não seja possível, pois inovar não está necessariamente ligado a aumento de gastos, e sim aos custos da empresa. Vanessa diz que “a empresa tem o dever de trazer soluções inovadoras que coloquem sua empresa no mercado competitivo”. A meta deve ser diminuir custos e aumentar os ganhos, mas isso pode se tornar uma tarefa difícil se as pessoas estiverem ligadas no automático, trabalharem sem um plano de negócios e inovações criativas.