ACII completa 60 anos com um legado que marca a história de Imperatriz

Com seis décadas de atuação, a entidade de classe coleciona conquistas que marcam o desenvolvimento econômico da segunda maior cidade do estado

ACII completa 60 anos com um legado que marca a história de Imperatriz

Fevereiro é um mês de festividades para a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, uma vez que, a entidade completa 60 anos de atuação. Mas, você conhece a história da ACII? Pensando nisso, a nossa página fará uma série de matérias especiais durante todo o mês de fevereiro, trançando um percurso histórico sobre as conquistas e realizações da entidade em seis décadas de existência.

Em 1º fevereiro de 1960, nascia a Associação Comercial de Imperatriz – ACII, fundada por um grupo de empreendedores que enxergaram a importância do associativismo e do trabalho conjunto, em prol do desenvolvimento do comércio e outras categorias que não tinham uma entidade representativa.

Em 16 de abril de 1968, por meio da Lei Municipal Nº 02/68, a ACI foi reconhecida como utilidade pública e desde então já se distinguia pelo dinamismo de seus líderes, o vigor de sua atuação, paralelamente ao crescimento da cidade, que se destacava como grande entreposto comercial. Cinco anos depois, a entidade teve redefinida a abrangência de sua jurisdição, passando a se chamar Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII.

Com 60 anos de um trabalho incansável, a entidade vem dando voz aos interesses do setor produtivo de Imperatriz e região, trabalhando a favor não só da classe empresarial, mas de toda sociedade imperatrizense.

Dentre as centenas de conquistas e reivindicações da entidade, estão: o retorno das escalas regulares de voos da Companhia Aérea São Paulo – Vasp (1960). Na década de 1970, a ACII se empenhou pela implantação do Distrito Industrial de Imperatriz, instalado em meados dos anos 80 no povoado Lagoa Verde. Hoje, o Distrito abriga diversas empresas.

Nesse mesmo período a entidade conseguiu sua primeira sede própria, localizada na Avenida Getúlio Vargas. Só a partir de 1998, a instituição passou a funcionar no Condomínio Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz, juntamente com outras entidades de classes. Outras reivindicações encabeçadas pela ACII foram à instalação do Centro de Convenções em 2003 e posteriormente a sua climatização realizada em 2019, além da construção da Ponte Dom Affonso Felippe Gregory e a reforma do Calçadão de Imperatriz. A ACII também foi responsável por trazer diversas instituições para Imperatriz como o Banco do Nordeste e o Sebrae.

Esse passado de tantas conquistas é a base de sua representatividade e o que a mantem forte e atuante para continuar fomentando o associativismo em e desenvolvimento econômico da cidade de Imperatriz.

Hoje, através do legado deixado por cada presidente, diretoria e associados e colaboradores que passaram ou ainda estão na entidade, a ACII tem constantemente buscado a qualidade dos seus serviços prestados e o benefício da comunidade.

Na foto: Palácio do Comércio de Imperatriz - atual sede da entidade