ACII incentiva implantação de segundo campus do IFMA

Nova unidade seria voltada para cursos na área agrícola

ACII incentiva implantação de segundo campus do IFMA

A discussão da necessidade da implantação de cursos técnicos e superiores voltados para a área do agronegócio – foi esse o objeto de encontro entre representantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), da Suzano Papel e Celulose S. A. e da Prefeitura Municipal.

A construção de um novo campus do IFMA voltado exclusivamente para essa área também esteve na pauta do encontro, que contou com a presença do reitor do IFMA, Roberto Brandão, do secretário municipal de Agricultura, José Fernandes Dantas, da gerente socioambiental da Suzano, Adriana Carvalho, e do gerente de relações institucionais da Suzano, Mauro Rangel. A reunião foi coordenada pelo presidente da ACII, Jairo Almeida dos Santos, com apoio de outros diretores da entidade.

Após o encontro, no Palácio do Comércio e Indústria, a comitiva seguiu para uma vista a possíveis áreas em que o novo campus poderia ser implantado. Entre os locais visitados, estavam as instala-ções de uma escola comunitária agrícola no Povoado Coquelândia que poderia abrigar as instalações da segunda unidade do IFMA em Imperatriz.

A ACII é uma das incentivadoras da proposta e espera que o novo campus do IFMA voltado para cursos na área agrícola se torne realidade. “A região tem recebido investimentos de grandes empre-sas, como a Suzano, e há um aumento também na produção de grãos e do setor agropecuário. To-dos esses investimentos precisam de mão de obra qualificada e a vinda dessa nova unidade do IFMA vai contribuir para o incremento da qualificação profissional”, comenta Jairo Almeida dos Santos.

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, reconhece a importância do agronegócio para a região e afirma que é intenção do Instituto implantar uma segunda unidade em Imperatriz “Viemos a Imperatriz a convite da Associação Comercial e da Prefeitura para que possamos iniciar o projeto de implantação do segundo campus do Instituto Federal na cidade, com um viés agrícola. Vamos apresentar o projeto ao Ministério da Educação”, comenta.

Crédito da Foto: Josa Almeida
Legenda da Foto: Comitiva em visita a possível local onde o novo campi seria instalado