ACII participou da 3a Feira de Imóveis de Imperatriz

Perspectivas eram de crescimento de 10% em relação à edição anterior

ACII participou da 3a Feira de Imóveis de Imperatriz

A 3a Feira de Imóveis de Imperatriz aconteceu entre os últimos dias 21 e 23 de maio, no Im-perial Shopping, com lançamentos, compras, vendas, consórcios, financiamentos e locações de imóveis com as menores taxas do mercado em nível regional. Para tratar da parceria da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII reuniu-se com o presidente da entidade, Jairo Almeida dos Santos, na noite da sexta-feira (15) anterior ao evento, o promotor da feira, Ademar Mariano Ribeiro.
As duas primeiras edições superaram as expectativas e, de acordo com Ademar Mariano, eram animadoras as perspectivas da Feira de Imóveis 2015. “A nossa feira é voltada exclusi-vamente para imóveis e segmentos correlatos, como o de materiais de construções, ou seja, tudo aquilo que faz parte da engrenagem da construção civil, incluindo-se agentes financeiros, que são os alavancadores do mercado imobiliário, entre os quais a Caixa Econômica Federal - CEF”, comenta o empresário.
Ele observa que os financiamentos bancários abrangem em torno de 80% das operações de aquisição de imóveis no País, onde, apesar da anunciada crise econômica, o mercado imobiliário se mantém em lento, mas gradual processo de expansão com fôlego sempre reno-vado. “Na feira local, o público contará com condomínios verticais e horizontais, casas isola-das, imóveis na planta, lançamentos, enfim, as pessoas vão poder respirar realmente a ativi-dade imobiliária”, garante Ademar Mariano.

Empresário atesta pujança do setor
Seguindo o desempenho ascendente das edições anteriores, esperava-se um crescimento da ordem de 10% nos negócios a ser efetuados na 3a Feira de Imóveis de Imperatriz, contradi-zendo as informações sobre estagnação do mercado imobiliário brasileiro. Munido da experi-ência de várias décadas no mercado imperatrizense, o coordenador da feira, Ademar Mariano Ribeiro, atesta a capacidade de resistência do setor. “Embora já não se registre, obviamente, o mesmo ritmo dos últimos anos, os negócios imobiliários continuam acontecendo e a cidade não vai deixar de contar com o poder catalisador do mercado imobiliário”, afirma.
Ele comenta que, “por causa do atual momento de cautela na economia, os financiamentos oferecidos pela CEF foram reduzidos de 80% para 50%, assim como houve recuo por parte dos investidores, que estão atentos ao que vai acontecer no mercado, mas, enquanto isso, o segmento segue atendendo o comprador usuário, aquele que mora em casa alugada ou quer passar de um imóvel menor para outro maior, ou seja, existe um considerável contingente de pessoas interessadas em adquirir seu imóvel, independentemente do quadro econômico por que passa o País”, atesta o empresário, que aposta no crescimento da Feira.

Negócios fechados em números
No ano passado, foram comercializados 5 milhões de reais em vendas de imóveis e 18 mi-lhões em pré-vendas na Feira de Imóveis de Imperatriz. O objetivo este ano era chegar aos 20 milhões entre venda e pré-venda. No evento, também se fazem cadastros de interessados em adquirir imóveis. Em 2014, o valor registrado em termos de cadastros foi de cerca de 500 mi-lhões de reais em todas as imobiliárias participantes.
“Este ano, temos essa previsão de aumento, que, embora não seja significativa, demonstra a pujança da economia local. O fato é que, apesar de muitos se deixarem levar por informa-ções equivocadas, Imperatriz continua se desenvolvendo, embora, evidentemente, não como ocorria dois anos atrás, mas segue em frente”, avalia o coordenador do evento, Ademar Mari-ano Ribeiro, que ainda contabiliza os resultados da feira.

A estrutura do evento
Ao todo 40 estandes compuseram a estrutura da 3a Feira de Imóveis de Imperatriz. Eram esperadas entre duas e três mil pessoas a mais circulando no Imperial Shopping nos dois dias do evento.

“A ACII é uma grande parceira”
“A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII é uma grande parceira nossa. A entidade compareceu divulgando a Feira de Indústria e Comércio, a Fecoimp, em estande pró-prio, onde atendeu o público”, declara o diretor da Feira de Imóveis de Imperatriz, Ademar Mariano Ribeiro. Durante encontro na ACII, o presidente da entidade, Jairo Almeida dos San-tos, também tratou com Ademar Mariano da participação do setor imobiliário na 15a Fecoimp, em setembro, no Centro de Convenções.