ACII promove Café com Trade para debater o turismo da Região Tocantina

O evento discutiu desenvolvimento e fortalecimento do turismo local

ACII promove Café com Trade para debater o turismo da Região Tocantina

Na manhã da última quinta-feira (18), a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII, por meio da sua diretoria de Turismo, promoveu o primeiro Café com Trade do Turis-mo em Imperatriz. O evento aconteceu no Centro de Convenções e reuniu empresários, re-presentantes do poder público e instituições ligadas ao comércio e indústria além de diver-sos outros setores da sociedade, para discutir com a cadeia produtiva do turismo da cidade, ações integradas que fomentem o desenvolvimento e fortalecimento do turismo local.
O presidente da ACII, Hélio Araújo, destacou a importância do evento para o diálogo entre empresários e poder público fortalecendo assim o trade turístico da região. “Este evento é muito importante para a cidade. Aqui fomentamos ideias para a melhoria do turismo local e estreitamos os laços entre os empresários, dessa cadeia que gera renda e economia para a cidade e o poder público”, afirmou ele.
No evento foi debatido a criação de uma marca que pudesse reunir características da cidade de Imperatriz, dando a ela uma maior visibilidade cultural e turística. “Nossa cidade não é uma cidade de uma só característica, ela é uma cidade multicultural. É a cidade do cuscuz de arroz, da panelada, do sertanejo, de todos os tipos de música. É uma cidade eclética por-que é uma cidade que nasceu da diversidade, uma cidade jovem com uma cultura bem amadurecida, então a cidade tem cultura, só temos que colocar essa diversidade no papel e dar instrumentos para ela crescer e desenvolver”, destacou o Secretário Municipal de De-senvolvimento Econômico (Sedec), Eduardo Soares Sousa.
Ainda, segundo o secretário da Sedec, está em tramitação, na câmara municipal de Impera-triz, dois projetos de lei que irão incentivar o desenvolvimento turístico da cidade, além de outros setores da economia.
Para Chiquinho França, músico e secretário de cultura de Imperatriz, a cultura regional é uma forte aliada para o desenvolvimento do turismo local. Ele pontua que turismo e cultura devem estar na mesma pasta e reforça a importância do evento. “Este encontro é muito importante. Imperatriz é multicultural, por isso tem essa dificuldade de se encontrar sua identidade. Turismo e cultura tem tudo a ver, devem estar na mesma pasta, a cultura de-pende do turismo e vice e versa”, afirma o secretário.
Estiveram presentes no evento a diretoria da ACII e Conselho de Jovens Empresários (Conjo-ve), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Secretaria Municipal de Cultura, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacio-nal de Aprendizagem Comercial (Senac), Banco do Nordeste, Empresa Brasileira de Infraes-trutura Aeroportuária (Infraero), além de empresários e entidades do setor turístico do mu-nicípio, proprietários de hotéis, restaurantes e bares.