ACII realiza reunião para debater cancelamento de voos

Encontro reuniu empresários de diversas classes para debater cancelamento de voos na cidade

ACII realiza reunião para debater cancelamento de voos

No último dia 27, aconteceu uma reunião extraordinária organizada pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, com presença na mesa de autoridades como o prefeito Sebastião Madeira; deputado estadual Marco Aurélio; José Carlos, Presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Jairo Almeida, presidente ACII e Malaquias Neves, presidente da OAB de Imperatriz
para debater sobre os voos excluídos por parte da empresa aérea TAM e o possível cancelamento de voos também da Azul Linhas Aéreas com destino à Belém. Participaram representantes de classes como hotelaria, turismo, empresas aéreas, médica e jurídica. Na ocasião, foi dada voz àqueles que queriam explanar sobre a temática, levantar soluções, na tentativa de chegar à um consenso comum.
Pedro Almeida, Sub Gerente Geral do Imperial Hotel, relata que “o setor hoteleiro registrou baixa nas reservas de hotéis desde o cancelamento dos voos”. “Existe uma demanda universitária e empresarial nesta ponte aérea Imperatriz/Belém. Seria uma grande perda para ambas as cidades se perdermos essa linha”, comenta o Gerente Geral CVC Imperatriz, Sidney Sá, sobre o cancelamento do voo para Belém da Azul Linhas Aéreas.
Em meio à cancelamentos de voos, a empresa Sete Linhas Aéreas, na pessoa da Nilva Araújo, Gerente Geral Sete Linhas Aéreas em Imperatriz, anuncia a instalação da empresa na base aérea de Carolina, com escalas em Imperatriz. O Presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, José Carlos, se mostrou preocupado com a situação e ofereceu o plenário “para que a população tenha espaço na participação desse debate”. Marco Aurélio, deputado estadual, se comprometeu a realizar uma reunião neste mês, junho, com a secretária de turismo do estado, Delma Andrade, diretoria do Procon e os representantes das empresas aéreas atuantes em Imperatriz, com intenção de melhorar a situação dos voos que estão sendo cancelados na cidade.
“Se Imperatriz perder esses voos para Belém e São Luís, haverá uma baixa econômica para todas essas cidades envolvidas”, lamenta o prefeito Madeira. Sugeriu que haja uma reunião com os deputados federais que têm relação com a cidade e com os Senadores Roberto Rocha, João Alberto e Edison Lobão, e então formar uma comissão para pedir audiência com presidente da Infraero e debater sobre o assunto. A TAM Linhas Aéreas e Infraero não enviaram representantes ao encontro, já a Azul Linhas Aéreas preferiu não se pronunciar sobre o assunto, mesmo com representantes na reunião.
O presidente da ACII, Jairo Almeida, agradece o apoio que recebeu nesta causa, em nome dos deputados federais Vitor Mendes, Hildo Rocha e Deoclides Macedo e o deputado estadual Léo Cunha, que se manifestaram para entregar o documento sobre este debate ao ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha. Agradece ainda ao deputado estadual Marco Aurélio, à secretária estadual de turismo do estado, Delma Andrade, ao secretário estadual de indústria e comércio, Simplício Araújo e ao presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldes.