ACII se reúne com secretários estaduais para apresentar demandas da classe empresarial

na ocasião os empresários tiveram a oportunidade de debater melhorias para o desenvolvimento da economia local

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII, se reuniu na manhã desta quarta-feira (21), no Palácio do Comercio, com secretários estaduais, além de representantes de entidades representativas do comércio e indústria local, com o objetivo de apresentar demandas da classe empresarial referentes ao desenvolvimento econômico da cidade de Imperatriz.

Na reunião foram tratados assuntos referente a administração tributária do estado, onde os empresários reivindicaram a diminuição da burocratização com o intuito de dar maior agilidade e eficiência na prestação dos serviços. Dentre as reivindicações, estão a modernização e relocalização dos postos fiscais estaduais, maior agilidade na emissão de nota fiscal avulsa, emissão de Guia para pagamento e 4 auditores fiscais do estado à disposição de Imperatriz, além de ajustes na base de cálculos de bebidas.

O presidente da ACII, Hélio Araújo, afirmou a importância da reunião, como uma forma de avançar no diálogo entre o poder público e a iniciativa privada. “O diálogo é fundamental! Aqui é uma oportunidade para que as reivindicações sejam ouvidas e atendidas, acredito que tanto o governo como nós, representantes da iniciativa privada, queremos avanços”, disse ele.

Marcellus Ribeiro Alves, secretário de Estado da Fazenda - Sefaz, destacou a força e a capacidade da classe empresarial de Imperatriz. “A gestão empresarial é atuante e os empresários são conscientes e sabem dialogar com o poder público, isso facilita a resolução das demandas".

Já o secretário estadual de Indústria, Comércio e Energia - Seinc, Simplício Araújo, defende que a participação dos empresários na gestão pública fortalece e contribui para o desenvolvimento da economia no estado.

A noite aconteceu a abertura da programação da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial do Maranhão. Estiveram presentes representantes da classe empresarial local, e representantes do poder público municipal. Na oportunidade, o presidente da ACII, Hélio Araújo destacou a importância dos empresários locais estarem participando do evento. Segundo ele, as reivindicações e demandas da iniciativa privada precisam ser ouvidas pelo governo do Estado para que haja um avanço efetivo na economia do Maranhão.

O evento se estende até amanhã (22), das 8h às 18h e das 18h30 às 22h, no Centro de Convenções de Imperatriz, com a prestação de serviços a classe empresarial.

Entre os serviços oferecidos pela caravana, estão abertura, alteração e baixa de empresas; inscrição, alteração e baixa de microempreendedor individual; emissão de DARE e DARF; consulta de processos; esclarecimento sobre licenciamento ambiental; balcão com orientações; e oficinas sobre gestão empresarial com foco em micro e pequenas empresas.