Assembleia Legislativa condecora empresário imperatrizense

Maranhão rende justa homenagem a um de seus maiores realizadores do associativismo empresarial

Assembleia Legislativa condecora empresário imperatrizense

Em reconhecimento de sua produtiva atuação em prol do desenvolvimento municipal e regional, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão - ALEMA condecorou, no último dia 9, em sessão solene, o empresário imperatrizense Vilson Estácio Maia, com Título de Cidadão Maranhense, por meio de iniciativa do deputado estadual Carlinhos Florêncio.
Além de autoridades e representantes classistas de todo o Estado, prestigiaram a condecoração de Estácio Maia o presidente da ACII, Jairo Almeida dos Santos, e os conselheiros fiscais da enti-dade Absay Macedo Rocha e Euclides Antônio Viêra, que manifestaram sua satisfação com a ho-menagem a um dos mais profícuos dirigentes empresariais da região.
Pioneiro do associativismo empresarial, Vilson Maia exerceu decisiva liderança na criação do Pa-lácio do Comércio e Indústria e encabeçou iniciativas históricas, como o projeto de criação da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz - Fecoimp e as campanhas que resultaram na construção do Centro de Convenções e da Ponte Dom Felippe Gregory.

Protagonista da organização civil
Em 1996, quando já se firmara como grande liderança empresarial, foi eleito presidente da Asso-ciação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII, depois de exercer dois mandatos de vice-presidente, entre 1990 e 1996.
No comando da ACII, deu início a uma fase de profundas mudanças na história da classe empre-sarial e executou o maior projeto já realizado no âmbito da organização civil na cidade: a instalação do Palácio do Comércio e Indústria.
Em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL e o Sindicato do Comércio Varejista de Imperatriz - Sindicom, a ACII se mobilizou pela aquisição de um amplo e moderno prédio, onde se revigorou sua atuação institucional.
Em 28 de maio de 1999, concretizava-se a primeira fase do projeto de reestruturação da represen-tatividade empresarial, que já incluía, numa segunda etapa, a construção de moderno auditório, inau-gurado em 20 de outubro de 2000.
No entanto, como a cidade e suas necessidades em termos de realização de eventos continuavam crescendo, Estácio Maia passou a reivindicar ao então governador José Reinaldo Tavares um Centro de Convenções para Imperatriz.
Enquanto isso, o mesmo Vilson Maia projetava e executava, em 2001, a Feira do Comércio e Indústria - Fecoimp, cujos bons resultados tornaram imperiosa a carência de um espaço mais apropriado à realização de grandes eventos.
Assim, em 12 de setembro de 2003, inaugurava-se o Centro de Convenções de Imperatriz, numa área de 12.000m2, com 6.300m2 de construção, onde se distribuem diversos espaços arquitetônicos aptos a receber 20.000 pessoas.
Por fim, foi sob a determinada e persistente liderança de Estácio Maia que se levou a efeito o an-tigo sonho de construção da ponte do rio Tocantins, obra que traz ampla possibilidade de acelera-ção do desenvolvimento de toda a região.

Dentre outras atividades, Vilson Estácio Maia foi membro do Conselho de Representantes da Fede-ração do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão - Fecomércio, entidade da qual é atualmente vice-presidente, bem como foi vice-presidente da Federação das Associações Empresariais do Estado do Maranhão - Faem para Assuntos da Região Tocantina, assim como to-mou parte ativa na fundação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão - FCDL.