Associação Comercial e Industrial completa 55 anos de fundação

A história da instituição é marcada por lutas e realizações

Associação Comercial e Industrial completa 55 anos de fundação

A ACII completou no dia 1 de fevereiro de 2015, 55 anos de fundação. A instituição iniciou suas atividades em 1960 com o intuito de lutar pelo desenvolvimento do comércio e de outras categorias ainda sem entidades representativas no município. Fundada por um grupo de comerciantes e industriais liderado pelo prefeito em exercício Raimundo de Moraes Barros, a Associação Comercial de Imperatriz (ACI), como era denominada na época, evidencia ao longo de sua trajetória, o trabalho realizado junto a autoridades municipais, estaduais e federais em busca do bem estar da população imperatrizense.
Reconhecida como de utilidade pública em 16 de abril de 1968, por meio da Lei Municipal N. 02/68, a ACI já se distinguia pelo dinamismo de seus líderes e o vigor de sua atuação frente ao crescimento do município. Durante a gestão de Manoel Ribeiro Soares, entre 1960 e 1963, a entidade reivindicou a Viação Aérea São Paulo (Vasp) o retorno das escalas regulares de voos da companhia, os quais estavam suspensos.
Ao longo dos anos, a ACII já se distinguia pelo dinamismo de seus líderes e a vigor de sua atuação frente ao crescimento do município. Durante a gestão de Manoel Ribeiro Soares, entre 1960 e 1963, a entidade reivindicou a Viação Aérea São Paulo (Vasp) o retorno das escalas regulares de voos dessa companhia, os quais estavam suspensos.
Na década de 1970, a ACII se empenhou pela implantação do Distrito Industrial de Imperatriz, instalado em meados dos anos 80 no povoado Lagoa Verde.
Nesse mesmo período a entidade conseguiu sua primeira sede própria, localizada na Avenida Getúlio Vargas, só a partir de 1998, a instituição passou a funcionar no Condomínio Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz, juntamente com outras entidades de classes. Outras reivindicações encabeçadas pela ACII foram à instalação do Centro de Convenções em 2003, e a construção da Ponte Dom Affonso Felippe Gregory.

Contribuição à economia de Imperatriz

Como entidade representativa de classe a ACII tem como um dos objetivos fomentar e estimular o desenvolvimento continuo e sustentável de Imperatriz e região, para isso a instituição promove eventos que contribuam para o estar econômico e social do município, como a Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz – Fecoimp, que teve sua primeira edição realizada em 2001 e se consolidou como uma vitrine para novos produtos, ideias e negócios, possibilitando intercâmbios comerciais e movimento da economia local.
Outra contribuição a cidade foi o lançamento do livro “Perfil Imperatriz”, a publicação lançada em 2011 traça o perfil socioeconômico de Imperatriz e aponta rumos para investimentos, uma importância base de dados para empresários locais e empreendedores que almejam investir em Imperatriz.

Atualmente

Atualmente à ACII conta com mais de 400 empresas associadas e oferece um leque de serviços voltados para empresas de Imperatriz e região, entre eles: proteção ao crédito (Serasa), Certificação Digital (Certising), estágio (Proe), entre outros. A mesa diretora é composta de 54 empresários dos mais variados segmentos, atualmente ocupa a presidência da instituição, o empresário Jairo Almeida dos Santos.

Foto: Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz, sede da ACII