Associada da ACII, Escola Técnica Alvorada conta com ampla oferta de cursos

Escola conta vários cursos de nível técnico, além de especializações e cursos básicos

Associada da ACII, Escola Técnica Alvorada conta com ampla oferta de cursos

A Escola Técnica Alvora funciona em Imperatriz há nove anos. Além da unidade na cidade, a escola está presente em Porto Franco, Estreito, Carolina e, no Estado do Tocantins, em São Sebastião. Bem localizada, no Centro, a escola conta com laboratórios bem equipados para cada área de ensino, garantindo o ensino pleno e o conhecimento e a experiência prática que o aluno espera de um curso técnico.
A escola conta com 12 cursos, todos aprovados pelo Ministério da Educação - MEC. São eles: Edificações, Eletrotécnica, Eletromecânica, Técnico em Saúde Bucal, Segurança do Trabalho, Farmácia, Enfermagem, Estética, Meio Ambiente, Radiologia, Administração e Laboratório, todos com um ano e meio de duração. Ao terminar qualquer desses cursos, o aluno tem a opção de especialização em nível técnico, com duração de seis meses, nas áreas de Enfermagem do Trabalho, Instrumentação Cirúrgica, Auxiliar de Saúde Bucal e Construção Civil. Além desses, a Escola Alvorada conta, ainda, com cursos básicos de três meses nas áreas de AutoCAD, Refrigeração e Eletricista.
Segundo a diretora da escola, Ana Lúcia, o curso de Administração foi o curso que teve o maior aumento na procura. Para ela, grande parte dos técnicos são encaminhados para gerenciar o comércio de Imperatriz, que é o principal setor da economia local. Já a área da construção civil teve uma queda na procura, por conta da crise, que vem prejudicando esse setor de um modo geral. Ainda segundo a diretora, as outras áreas continuam com a procura constante e sempre com turmas cheias.
“O diferencial da escola é que encaminhamos o aluno diretamente ao mercado de trabalho através de estágio. Em nossos cursos, no último semestre, o aluno precisa cumprir 300hs de prática em forma de estágio, como requisito da conclusão. As empresas dificilmente abrem as portas para um aluno que chega sozinho, procurando obter prática profissional; então, nós fazemos essa mediação, aumentando ainda mais as chances de efetivação no mercado de trabalho”, comenta a diretora.
A escola conta com um departamento de estágio, que tem o papel de encaminhar, segundo Ana Lúcia, “todos os alunos de todos os cursos às empresas para o semestre de estágio”. Durante o período do curso, a equipe de estágio já trabalha antecipadamente o encaminhamento dos alunos às empresas.
A Escola Alvorada é a única na cidade a contar com o mais novo Curso de Farmácia, autorizado pelo MEC, com duas turmas já formadas pela escola. A diretora conta que a legalização do técnico em farmácia é algo recente e, com isso, surgiu a necessidade de proporcionar a profissionalização nessa área. “Esse profissional vem para substituir o tradicional atendente de balcão de farmácia que, na maioria das vezes, não tem o conhecimento específico para atuar adequadamente nesse segmento. Além disso, antes somente um farmacêutico poderia responder por uma farmácia, agora um técnico em farmácia está devidamente apto para tal”, conta a diretora.
O diferencial de um curso técnico é o tempo menor e a mensalidade menor, em relação ao curso superior, além de se encaixar bem mais rápido no mercado de trabalho, já que essa modalidade de curso tem ênfase na prática profissional. Ana Lúcia conta que a escola tem vários alunos que estão inseridos em cursos superiores, mas decidiram por estudar o nível técnico pelo imediatismo de inserção no mercado. “Claro que sempre aconselhamos àqueles que terminaram o técnico a se aprofundarem ainda mais na área, através de um curso superior”, finaliza.
“Há anos participamos da Fecoimp, expondo a Escola Alvorada. Por estar inserido nesse trabalho da Associação Comercial, vi a necessidade de associar a escola, devido às várias vantagens que a ACII proporciona, por meio de seu portfólio de serviços aos associados. A possibilidade de encaminhar alunos a estágios em parceria com a entidade também foi uma das razões que nos levaram a nos associar. O que for pra ajudar o aluno, é interessante para nós”, conta a diretora sobre a importância do associativismo.
A escola funciona na Rua Benedito Leite, 1130, esquina com a Rua Piauí, no Centro. Para mais informações sobre os cursos e valores, entrar em contato através dos telefones 99 3524 7278 ou 3072 0341 e pelo site escolatecnicaalvorada.com.br.