CACB completa 102 anos de associativismo

A entidade centenária apresenta uma história de luta e integração

CACB completa 102 anos de associativismo

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) completou mais um ano de existência no último dia 11 de junho. Criada em 1912, quando o então presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro reuniu os representantes das associações de diversos estados brasileiros na Federação das Associações Comerciais do Brasil, a entidade vem mantendo desde sempre a união entre as Federações. A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz é filiada a CACB e parabeniza a entidade pelos seus 102 anos de atuação.
A história da CACB remonta à origem das primeiras associações comerciais de cada estado brasileiro, muitas nascidas quando o país ainda era uma colônia portuguesa. Os pontos pioneiros de reunião dos comerciantes surgiram na Bahia e no Rio de Janeiro com o objetivo fortalecer, dignificar e proteger os que viviam em torno do comércio e em defesa da liberdade e da cidadania.
Atualmente, a CACB reúne 2.300 associações comerciais e empresariais, congregando mais de dois milhões de empresários de diversos setores da economia. Nos dois mil maiores municípios brasileiros, as associações comerciais agrupam representantes da indústria, do comércio, da agricultura, das instituições financeiras, dos serviços e dos profissionais liberais. Todos se reuniram de forma espontânea e sem nenhum vínculo sindical.
Fonte: CACB