Conceito de “coworking” chega a Imperatriz

O “coworking” consiste em compartilhar ambiente e recursos

Conceito de “coworking” chega a Imperatriz

Inovação é uma palavra que pode definir a empresa Oxigênio, a primeira a trazer o conceito de “coworking”, ou escritório compartilhado, para Imperatriz. Com um ambiente descontraído, a companhia oferece, além do espaço, uma rede de contatos, negócios e economia. A empresa é nova filiada da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).
O “coworking” consiste em compartilhar ambiente e recursos e se apresenta como uma excelente saída para quem precisa manter uma estrutura profissional com valores mais acessíveis. A prática é uma tendência mundial e permite que o empreendedor, ou “coworker”, tenha acesso à internet, recepcionista e sala de reunião mediante o pagamento de mensalidade. No Brasil, o número de escritórios compartilhados dobra a cada ano, segundo pesquisas.
Em Imperatriz, desde janeiro a Oxigênio vem se firmando no mercado com esse inovador conceito, graças à iniciativa dos sócios Vagner Garcia da Silva, Diego Maciel e Marcelo de Oliveira. “A Oxigênio surgiu de uma inquietação com a necessidade de empreendermos algo novo. Então, surgiu a ideia de fazer um ‘coworking’”, conta Vagner Garcia.
Para a implantação do negócio, os sócios passaram ainda por um processo de pesquisa. “Fomos conhecer outros ‘coworkings’ no Brasil para ver como funcionava”, comenta o empresário. Hoje, a empresa possui 17 estações de trabalho com capacidade para 50 “coworkers” não simultâneos.
O visual divertido, forte característica da Oxigênio, foi inspirado no conceito de grandes empreendimentos como o Google e o Facebook. “Sempre admirei a estrutura dessas empresas, que oferecem um ambiente descontraído a seu quadro de pessoal. Então, queríamos fazer algo nesse formato”, declara Vagner Garcia. Ele observa que o ambiente ajuda na produtividade. “Ao procurar um ‘coworking’, o empreendedor quer um local divertido, amigável, criativo e inspirador”, explica.
E não precisa ser um “coworker” para fazer parte da Oxigênio. A empresa também oferece uma série de treinamentos que envolvem comunicação e oratória, liderança pessoal, inteligência emocional e gestão financeira, entre outros.
Futuro - Para o futuro, os planos são a expansão do negócio. “Esperamos que em Imperatriz logo haja uma aceitação muito forte do ‘coworking’. E o nosso plano é aumentar nossas estações de trabalho tanto na cidade quanto fora”, entusiasma-se Vagner Garcia.