Conheça a CBMAE, novo serviço da ACII

Evento de lançamento acontecerá no dia 15 de dezembro


Conheça a CBMAE, novo serviço da ACII

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII lançará hoje a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) de Imperatriz. A solenidade acontece a partir das 19 horas, no Centro de Convenções de Imperatriz e contará com a presença de empresários, advogados e autoridades da cidade e contará com a presença do presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial do Maranhão, Ivaldo Praddo.

A Câmara é um órgão operacional da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) - precursor da disseminação dos Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos (MESCs) no Brasil, que tem o objetivo de solucionar conflitos empresariais. A CBMAE | ACII, prevê a administração de litígios, com rapidez e sigilo, passando pelas instâncias de Conciliação, Mediação e Arbitragem. Ela atenderá a cidade e adjacências, entre associados e não-filiados da ACII.

No dia-a-dia das organizações, a administração de conflitos tem causado desgaste e custos, além da demora, principalmente quando o caso é levado à justiça estatal. “A implantação de uma Câmara na ACII é de grande importância e relevância para o mercado empresarial local. Dará oportunidade para as empresas terem acesso a resolução de conflitos extrajudicialmente, de forma mais rápida, segura, econômica, sigilosa e eficaz, sem a burocracia, rigor e demora do judiciário, tornando a resolução de conflitos mais acessível e menos custosa para as empresas locais”, afirma Ivaldo Praddo.

Este serviço já vem sendo prestado em todo o território brasileiro, beneficiando pequenas, médias e grandes empresas. Já são 55 câmaras no Brasil vinculadas a CBMAE. Sua atuação favorece o desenvolvimento do ambiente de negócios para as empresas, provocando um ambiente favorável à negociação, de maneira colaborativa e sustentável.

Sua criação é amparada pela Lei Federal nº 9.307, de 23/09/1996, que dispõe “é entidade privada, neutra, independente, com ou sem fins lucrativos, especializada na administração de conflitos extrajudiciais”, além da Lei de Mediação n° 13.140/2015, do Novo Código de Processo Civil e Resolução n° 125 do CNJ.

Convidamos você a conhecer mais este importante serviço da ACII. Com certeza será mais um diferencial da nossa associação.