Conjove apresenta projeto Empreendorismo na Escola a Câmara Municipal

A ação faz parte do projeto Café Politico

Conjove apresenta projeto Empreendorismo na Escola a Câmara Municipal

Na quinta, 12, o Conselho de Jovens Empresários de Imperatriz – Conjove realizou mais uma edição do projeto Café Político. Como parte da programação do 3º Encontro Maranhense de Jovens Empresários – EMJE, o grupo foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, José Carlos Soares (PTB).
A reunião aconteceu no gabinete da presidência do Legislativo e contou também com a presença dos diretores da ACII e de integrantes da Associação de Jovens Empresários do Maranhão – AJE/MA, que vieram de São Luís para participar do evento.

Na pauta do encontro estava a apresentação da minuta de um Projeto de Lei para que seja instituída nas escolas municipais de Imperatriz a disciplina de Empreendedorismo.
O projeto foi apresentado pelo presidente do Conjove, Peterson Lopes, juntamente com a vice-presidente, Camila Nobre Miranda que ressaltaram a importância da inclusão da referida disciplina na grade curricular das escolas para o fomento do espirito empreendedor em crianças e adolescentes e a sua importância para formação para o mercado de trabalho.
Ressaltaram ainda que os alunos terão a oportunidade de utilizar o aprendizado sobre empreendedorismo em todos os setores de suas vidas, quer optem por serem empreendedores em algum negócio ou não, pois dentro da disciplina de Empreendedorismo, está previsto que nas aulas deverá ter preparação para o mercado de trabalho e construção de competências profissionais, educação financeira, construção de conhecimentos em economia familiar, planejamento para projetos de vida, estimulo à criatividade, criação de cultura empreendedora, entre outros. Não se trata de uma estratégia pedagógica destinada a preparar os alunos para criar uma empresa, pois desenvolve o potencial dos estudantes para serem empreendedores em qualquer atividade que escolham.
"A capacitação profissional é um tema ainda distante da realidade da sala de aula, vez que são raras as oportunidades para desenvolver a matéria no decorrer da jornada escolar e como consequência, o aluno deixa os bancos escolares em meio a incertezas sobre o seu futuro profissional, portanto, a inclusão da disciplina de Empreendedorismo deve tornar os alunos críticos e preparados para a descoberta de vocações”, comenta Camila Nobre Miranda.
A iniciativa foi bem recebida pelo vereador José Carlos Soares que afirmou que levará o projeto para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o legislador ressaltou a importância da iniciativa e que qualquer emenda ou sugestão que o projeto venha a ter será discutido com o Conjove-ACII.
Na oportunidade comunicou ainda que será realizada uma audiência pública para tratar da questão e que a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz-ACII e seus representantes serão chamados a participar. Nessa audiência, o Conjove-ACII terá espaço para defender a proposta de Empreendedorismo na Escola.