Conjove promoveu a Semana Global de Empreendedorismo em Imperatriz

“Despertar para empreendedorismo” foi o tema da SGE

Conjove promoveu a Semana Global de Empreendedorismo em Imperatriz

O Conselho de Jovens Empresários de Imperatriz realizou durante os dias 16 e 20 de novembro diversas ações pertinentes à Semana Global de Empreendedorismo que acontece em todo mundo. Ações como palestras em escolas para jovens, reuniões e entrevistas para os meios de comunicação foram feitas para conscientizar a população sobre a importância do empreendedorismo.
“Nosso objetivo com as palestras voltadas para os jovens, foi despertar e ensinar sobre o empreendedorismo, buscamos saber quais as perspectivas que estes jovens têm sobre mercado, e o que eles querem para suas vidas pessoais e profissionais. Mas o que mais enfatizamos para eles, é que ao saírem da faculdade e ingressarem no mercado de trabalho, se capacitem mais ainda. Com jovens mais capacitados desde cedo, teremos um Brasil melhor em pouco tempo”, explica o presidente do Conjove, Peterson Lopes.
Durante a programação, houve um jantar empresarial com o deputado estadual Estadual Marco Aurélio, em que na ocasião foi apresentada a minuta de um projeto de lei para implantar nas escolas públicas estaduais a disciplina de Empreendedorismo. De acordo com Peterson Lopes, o deputado teve uma boa aceitação sobre o projeto de lei, e aconselhou o conselho que começassem este plano em Imperatriz, executassem para depois abranger o estado. O deputado Marco Aurélio, na ocasião, agendou uma outra reunião com a secretaria de educação do Estado, para apresentarem esta PL em um âmbito estadual.
Para o presidente do Conjove, ensinar sobre empreendedorismo desde cedo, gera nos jovens um planejamento de vida e carreira profissional. “Empreendedor não é somente aquele que empreende e tem a sua empresa, mas também é possível ser empreendedor construindo um bom plano de carreira dentro de uma empresa, e ser um bom funcionário nessa empresa. Queremos que os jovens tenham essa consciência desde cedo”, conta o presidente.
Duas palestras foram ministradas durante a semana: uma com Felipe Mesquita (Administrador pela Universidade Federal do Maranhão, pós-graduando em Auditoria e Finanças, fundador da Estratégica, empresa Junior do curso de Administração de Empresas da UFMA, Gerente de Projetos da Faculdade ENE, Consulto em Gestão Empresarial desde 2012), no Colégio Santa Luzia para alunos do Ensino Médio, com o tema “Despertar Empreendedor”.
A segunda palestra foi proferida pelo diretor da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Leonardo Leocádio, no Colégio CEB, para alunos de Ensino Médio, com o tema “Empregabilidade”. Leonardo é doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduado em Economia pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente (PPGEA/UFMA). Desenvolve projetos e pesquisas nas áreas de Gestão do Conhecimento, Inovação e Pequenas e Médias Empresas.

Histórico do evento
A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation na época, Carl Schramm com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender, a partir do movimento.

Durante o mês de novembro, acontecem diversas atividades (de palestras a competições) com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira.Em 2014 foram 5.811 atividades, organizadas com a ajuda de 1.154 parceiros e que envolveram quase 2 milhões de pessoas em todo o país. É um grande movimento que acredita na causa do empreendedorismo como capaz de gerar desenvolvimento econômico social e transformar realidades, e busca, por meio de sua rede, da mídia e do ecossistema empreendedor conectado e ativado, promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro.
No Brasil desde 2008, a organização anfitriã é o Instituto Empreender Endeavor, responsável pela coordenação do movimento, mobilização dos demais parceiros e realização de todo o suporte necessário para a viabilização do Movimento no país, sendo que a CONAJE – Confederação Nacional de Jovens Empresários é parceira da Endeavor e o CONJOVE/ACII é filiado à CONAJE.