Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Quebradeiras de Coco Babaçu inaugura Unidade de Beneficiamento

Conselho Comunitário tem como objetivo transformar a realidade socioeconômica das comunidades locais e estimular a cultura empreendedora

O Conselho de Desenvolvimento Comunitário das Quebradeiras de Coco Babaçu e a Suzano Papel e Celulose inauguraram na última quarta-feira (26) a Unidade de Beneficiamento de Coco Babaçu do Grupo Barroquinas, em Coquelândia, povoado de Imperatriz (MA).

O objetivo da iniciativa é a promoção de desenvolvimento local por meio de ações capazes de transformar as realidades socioeconômicas desses grupos de mulheres, construindo uma cultura inclusiva e empreendedora, onde os comunitários são protagonistas.

Esta Unidade atenderá diretamente 20 quebradeiras de coco e suas famílias e influenciará toda a região organizando as atividades de extração de amêndoas, azeite, óleo e outros produtos derivados. Com isso, será possível fortalecer a organização e a força de trabalho destas mulheres, gerando renda e Sustentabilidade às famílias beneficiadas.

Para Zuleide Pereira de Souza, do Conselho Comunitário de Quebradeiras de Coco, a Unidade de Beneficiamento é muito importante não só para as quebradeiras de coco, mas também para a comunidade. “Nós lutamos muito para conseguirmos esta Unidade. Este espaço é muito útil para tirarmos o azeite, para nossos eventos e para mantermos nossa Associação. Esta é a realização de um sonho.”

O Conselho de Desenvolvimento Comunitário das Quebradeiras de coco babaçu é uma iniciativa da Suzano que promove e estimula um modelo participativo de relacionamento entre as comunidades onde a empresa atua, com o principal objetivo de transformar a realidade socioeconômica das comunidades locais, criando nelas uma cultura empreendedora.