Covid-19 (Coronavírus): Empresas em funcionamento durante o período de isolamento social

O Conselho Empresarial de Desenvolvimento Econômico do município de Imperatriz – CDEI, órgão deliberativo da Prefeitura Municipal, do qual a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII faz parte, se reuniu na manhã de hoje (24/03) no Centro de Convenções, para deliberar sobre a abertura e fechamento de empresas, e ações relacionadas ao enfrentamento da pandemia do Coronavírus em Imperatriz.

No último domingo, foi decidido pelo conselho, de acordo com os últimos decretos do governos Estadual e Municipal, que alguns setores da economia da cidade continuariam funcionando, por serem essenciais para o abastecimento do município.

A reunião desta terça-feira, seguiu todas as recomendações e orientações do Ministério Público, no intuito de melhorar as últimas deliberações, atendendo as regras sanitárias e os meios necessários para preservar a saúde dos funcionários, empresários e consumidores de bens e serviços destes segmentos.

O Conselho decidiu que empresas dos segmentos das indústrias, autopeças (compreendendo oficinas mecânicas, metalúrgicas, torneadoras e similares), os escritórios de contabilidade e o segmento de fornecedores de materiais para a construção civil, incluindo as lojas de vendas de EPI (Equipamento de proteção individual), poderão funcionar durante o período definido pelos poderes Estadual e Municipal em seus respectivos Decretos.

Continuam funcionando e obedecendo as medidas de segurança e saúde, as farmácias, postos de gasolina, supermercados e mercados, padarias, pet shops, hotéis, clínicas médicas e de odontologia, laboratórios de exames clínicos, de imagem e clínica de vacinação.

O presidente da ACII, Guilherme Maia, reforça a importância das empresas estarem seguindo todas as recomendações e regras das autoridades de saúde. “Diante do avanço do Coronavírus, os negócios imperatrizenses estão sofrendo um grande impacto. Não só o empresário sofre nesse cenário, mas a população em geral. Queremos minimizar os impactos econômicos, e sabemos da importância dos cuidados necessários para com a saúde de todos. Por isso, é fundamental que as empresas em funcionamento sigam todas as medidas sanitárias para contermos a propagação dessa pandemia”.

É importante ressaltar que todas as empresas em funcionamento nesse período de isolamento social precisam seguir as seguintes recomendações:
- Redução da jornada de funcionamento da empresa em 50% (abertas de 8h às 12h);
- Redução do número de empregados em 60%, assim as empresas deverão fazer escala de revezamento;
- Atender às recomendações das autoridades sanitárias do país, disponibilizando meios necessários para a higiene pessoal e de móveis e utensílios;
- Dispensar qualquer funcionário que apresentar sintomas do Covid-19;
- Garantir que não haverá aglomeração de pessoas na empresa;
- Atender preferencialmente o público por telefone, email ou aplicativos;
- Liberar os funcionários que pertencem ao grupo de risco definidos pelas autoridades sanitárias.

Todas as medidas deverão ser tomadas a fim de evitar a propagação do vírus na cidade de Imperatriz e diminuir o impacto econômico. Guilherme Maia, ressalta ainda, que a ACII está em várias frentes, junto aos governos estadual e municipal, para conter o vírus. Além disso a entidade, juntamente com o Sinrural e sistema Mirante, está desenvolvendo uma Força Tarefa para combater a propagação da pandemia na cidade, com o intuito de arrecadar recursos para a aquisição de equipamentos para a saúde pública do município e região.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – Sedec, será responsável por concentrar as informações e dúvidas sobre o funcionamento das empresas e disponibiliza os números para contato: (99) 98192-0330 e (99) 98182-7507

Comunicação ACII