Crescem as vagas temporárias no comércio de Imperatriz

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, ACII, prevê um crescimento de 20% nas contrações temporárias

Crescem as vagas temporárias no comércio de Imperatriz

A pouco menos de dois meses para o Natal, data mais importantes para o comércio varejista, as lojas de Imperatriz começam a se preparar para o volume de vendas este ano. Para atender as demandas da data comemorativa e posteriormente o feriado de Ano Novo, as empresas abrem vagas para empregos temporários para o varejo e outros serviços.

O diretor da ACII, Marcone Marques, pontua que o Centro Comercial de Imperatriz já começou a recrutar colaboradores para as vendas de fim de ano. “A expectativa dos empresários é que as contratações cresçam em 20%, se comparado a igual período do ano passado”. Marcone ressalta ainda, que há possibilidade de efetivação nas contratações. “Este ano, as empresas do Centro Comercial trabalham com um quadro reduzido de colaboradores, mas com a expectativa de melhora na economia, cerca de 35% dos colaboradores temporários podem ser efetivados para 2020”, conclui.

Segundo a contadora Josenilde Carvalho, a inflação equilibrada e a melhora na aquisição de crédito são fatores que podem influenciar na lucratividade das empresas. “O cenário econômico para o comércio no final de 2019 se mostra positivo. Com a liberação do FGTS [Fundo de Garantia por Tempo de Serviço] por exemplo, os consumidores devem ir as compras com mais segurança financeira”, completa.

PROJEÇÃO NACIONAL

Para esse final de ano a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê 91 mil vagas provisórias, um avanço 4% em comparação aos 87,5% mil postos de trabalhos temporários criados no mesmo período no ano de 2018.

A estimativa é uma movimentação de R$ 35,9 bilhões em vendas no Natal desse ano em todo o país. A oferta de empregos temporários será a maior nos últimos seis anos.