Demanda do consumidor por crédito sobe 8,5% em maio, aponta Serasa Experian

Datas comemorativas auxiliaram a impulsionar o aumento pela procura de crédito por consumidores

Demanda do consumidor por crédito sobe 8,5% em maio, aponta Serasa Experian

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito aumentou 8,5% em maio/14 na comparação com abril/14. Já em relação a maio/13 o aumento da procura por crédito foi de apenas 1,4%. No acumulado dos primeiros cinco meses deste ano, a demanda do consumidor por crédito mostrou queda de 3,9% perante o período de janeiro a maio de 2013.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a data comemorativa do Dia das Mães e a maior quantidade de dias úteis em maio (21) na comparação contra abril (20), ajudaram a impulsionar a demanda do consumidor por crédito em maio/14. Entretanto, a alta de apenas 1,4% frente a maio do ano passado e a queda de 3,9% no acumulado dos primeiros cinco meses de 2014, revelam que o custo do crédito, cada vez mais caro, a queda dos níveis de confiança dos consumidores e a inflação beirando o limite superior de tolerância de sua meta, continuam impactando desfavoravelmente a evolução da busca do consumidor por crédito neste ano de 2014.

Análise por classe de renda pessoal mensal
A maior alta na busca por crédito em maio/14 deu-se nas faixas de renda mensal de até R$ 500 e na de R$ 1.000 a R$ 2.000 mensais (crescimentos idênticos de 8,6% frente a abril/14). Em seguida tivemos o crescimento de 8,5% na demanda por crédito dos consumidores que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais. Já os consumidores que recebem entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais e os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 aumentaram suas demandas por crédito em idênticos 8,2% no mês de maio/14. Por fim, o menor avanço mensal (8,1% em maio/14) ficou por conta daqueles que recebem mais de R$ 10.000 mensais.

Análise por região
O Centro-Oeste exibiu o maior avanço na busca por crédito em maio/14: 20,9% frente a abril/14. Nas regiões Norte e Nordeste, as variações mensais em maio/14 foram de 11,3% e 8,5%, respectivamente. No Sudeste a alta da procura do consumidor por crédito foi de 7,6% em maio/14. Já a menor expansão da demanda do consumidor por crédito em maio/14 ocorreu na Região Sul: alta de 4,6% frente a abril/14.

A queda da procura por crédito no acumulado de janeiro a maio de 2014 foi mais expressiva na região Norte (-4,6%), seguida pela queda de 4,5% verificada na região Centro-Oeste. Na região Sudeste, o recuo foi de 4,4% ao passo que na região Sul, a demanda do consumidor por crédito caiu 3,2%. Na região Nordeste o recuo foi o menor: -3,0% frente aos primeiros cinco meses do ano passado.

Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serviço Serasa ACII
Em Imperatriz, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz é a representante autorizada dos serviços Serasa Experian tanto para empresas como para pessoas físicas. Funcionando no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz, a ACII disponibiliza um serviço permanente de consulta aos cadastros do Serasa.
(Com informações da Serasa Experian).

Foto: Retirada da internet, apenas ilustrativa.