Dia Internacional das Empresas Gráficas

Dia 24 de Junho comemora-se o dia internacional das empresas gráficas. Sua importância parte do princípio da prestação de serviços para uma grande variedade de público, desde um serviço simples solicitado por uma pessoa, até uma grande demanda de uma empresa de escala industrial. Cartazes, banners, convites, cartões de visita, panfletos, livros e diversos itens informativos que fazem parte do nosso cotidiano passam antes por todo um processo de produção. E é nas empresas gráficas que esses produtos ganham vida e chegam às mãos do consumidor.
A data é uma homenagem ao criador da primeira máquina de impressão tipográfica, Johann Gutenberg. Foi em 1455 que ele realizou seu objetivo de pegar nas mãos um livro impresso com sua técnica.
De acordo com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos, Argemiro de Jesus Oliveira, existem hoje em Imperatriz cerca de 15 gráficas atuando, e que o serviço já funciona na cidade desde 1975. Para ele, “o avanço tecnológico mudou muita coisa nessa área. A cidade agora concorre com grandes capitais, como São Luís, Belém, Goiânia...”. Além das demandas de Imperatriz, as empresas gráficas atendem as regiões vizinhas, no qual muitas já estão se tornando independentes.
A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz parabeniza todas as empresas gráficas da cidade, em especial nossas associadas, Gráfica Camaleão, Gráfica Center, Gráfica Tauá e Oió Design, que têm acreditado no trabalho de associativismo da entidade.