Em Brasília ACII reivindica andamento de obras na BR010

A visita da entidade ao congresso nacional, objetivou debater sobre as obras de duplicação e travessia urbana da Belem/Brasilia

Em Brasília ACII reivindica andamento de obras na BR010

Visando reivindicar melhorias à cidade de Imperatriz, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII, Guilherme Maia, juntamente com os diretores Leonardo Leocádio e Marcone Marques, estiveram reunidos com deputados e senadores do Maranhão, no Congresso Nacional em Brasília – DF.

As visitas, que ocorreram entre os dias 04 e 06 de fevereiro, objetivaram debater sobre o cenário estrutural da cidade e região, como a obra da duplicação da BR-010 que contempla a travessia Urbana de Imperatriz. Para o presidente da ACII, Guilherme Maia, a obra é indispensável para o acesso às demais regiões do norte do país e para a capital São Luís. “Nós sabemos que a travessia urbana de Imperatriz tem um impacto econômico muito grande na nossa economia, com abrangência das demais cidades circunvizinhas. Então, diante da lentidão da obra, fomos até Brasília, convencer toda a bancada maranhense, deputados e senadores, independentemente de partidos, para que todos se unam em favor de um projeto de infraestrutura que promove o desenvolvimento econômico da região”, destacou Maia.

Plenário Federal

Em sessão no Plenário Federal, o senador Weverton Rocha (PDT-MA), destacou a importância da obra de duplicação da BR 010 e da travessia urbana em Imperatriz, e informou que para 2020 a bancada federal destinou R$ 10 milhões de emenda impositiva para as obras da travessia urbana em Imperatriz. Segundo o senador, além deste recurso, foi destinado mais R$ 15 milhões que podem ser alocados adiante e, para isso, pediu atenção do Congresso para que esse último recurso seja liberado e a obra consiga avançar de forma mais rápida.

Ampliação da obra

Além de cobrar agilidade para finalizar a travessia urbana de Imperatriz, foi reivindicado que a duplicação da Belém/Brasília ocorra do trecho de Estreito-MA à Itinga-MA, com o objetivo de diminuir substancialmente todo o caos que a região passa às margens da BR-010.

Nesse sentido, o senador Roberto Rocha (PSBD-MA), reafirma o compromisso dos parlamentares em dar continuidade às obras. “A situação econômica do país está melhorando e nós esperamos este ano aumentar o orçamento, especialmente no ano que vem, para que em breve possamos concluir a obra e acabar com os transtornos. Mais que isso, estamos empenhados com o presidente Jair Bolsonaro, que ganhou em Imperatriz e Açailândia, pela força da sua gente, da capacidade das pessoas empreendedoras, que são os empresários, comerciantes, funcionários públicos, profissionais liberais. E, para premiar essas duas cidades, o presidente Bolsonaro está interessado e estamos providenciando o projeto de duplicação da BR-010, no trecho de Imperatriz à Açailândia.”

ACII

O presidente Maia reforçou que o papel da ACII é trabalhar com isenção política e em prol da sociedade imperatrizense, cobrando de todos os poderes constituintes melhorias para a cidade e região. “O papel da entidade é lutar por obras que beneficiem a nossa região. Então quanto mais recursos do Governo Federal e Governo do Estado, aplicados em Imperatriz, mais geração de emprego e renda à nossa população”, conclui o presidente. Aumento dos recursos A comissão de orçamento do Governo Federal estará em breve em Imperatriz para acompanhar o andamento das obras.

Os senadores Roberto Rocha (PSBD-MA) e Weverton Rocha (PDT-MA), e o senador e presidente da comissão de infraestrutura do Senado Federal, Marcos Rogerio (DEM-RO), além dos deputados federais, Hildo Rocha (MDB-MA) e Josimar Maranhãozinho (PL-MA), reunirão com o presidente Bolsonaro para discutir o aumento dos recursos destinados as obras, já que atualmente os recursos aprovados não atendem à demanda do projeto.