Estágios trazem ganhos para empresários e estudantes

A ACII disponibiliza programa voltado para estágios extracurriculares

Estágios trazem ganhos para empresários e estudantes

Um estágio pode ser o primeiro passo para a entrada no mercado de trabalho, já que se trata de uma experiência que possibilita o enriquecimento profissional de jovens que almejam sucesso na carreira. As empresas também saem ganhando, visto que o estágio cria e mantém o espírito de renovação e inovação dentro delas, proporcionando novos conhecimentos e avanços tecnológicos e conceituais, difundidos pelas instituições de ensino de onde os jovens veem.
O estágio permite ao empresário cumprir seu papel social, contribuindo para formar as novas gerações de profissionais com a rapidez e o dinamismo que as empresas precisam. É preciso destacar ainda a relação custo-benefício que a contratação de um estagiário permite, com a possibilidade de o empresário ter um profissional qualificado, sem os encargos financeiros e tributários que a uma vaga efetiva implica.
A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz mantém um serviço de intermediação entre empresas e instituições de ensino para programas de estágios. Em parceira com o Instituto PROE, a instituição conta atualmente com estagiários em empresas como a Tagrosal e o Condomínio Residencial Lívia, além de órgãos públicos, como a Prefeitura Municipal de Imperatriz.
De acordo com Thalyta Lourdes Brito, estagiária pelo PROE na Prefeitura Municipal, a experiência tem sido enriquecedora “Essa é uma ótima oportunidade de avaliar minha opção profissional em relação ao meu potencial e de desenvolver potencialidades profissionais, aliando a teoria adquirida no ensino superior com a prática do estágio, transformando assim minhas predisposições em habilidades” afirma a estudante de Administração.
Para o executivo da ACII e coordenador do PROE em Imperatriz, Oséias Miranda, tanto os estudantes como as empresas ganham com programas de estágio. “Os participantes têm a oportunidade de entender na prática a rotina e desafios da profissão que escolheram. Já os empresários ganham com a inovação e conhecimentos trazidos pelos estagiários”, afirma Oséias Miranda.