Ex presidente da ACII, Francisco Soares, recebe título de Cidadão Maranhense

A Assembleia Legislativa do Maranhão, através do deputado Roberto Costa (PMDB), entregou o título de Cidadão Maranhense para Francisco Santos Soares. Além de Francisco Soares, Márcia Andrea Faria da Silva, professora acadêmica e profissional na esfera trabalhista.
Mais conhecido como Franciscano, é empresário e político. Natural de Cana Brava, estado do Piauí, é um homem público e reconhecido não só pelas funções e cargos ocupados, mas, sobretudo, pela forma com a qual conduz sua vida e seus projetos. Francisco Soares foi comerciante no ramo de armazém de secos e molhados, beneficiadora de arroz, madeireira e agropecuária. Foi presidente do sindicato rural de Imperatriz e presidente do Rotary Club (1982-1984). No ano de 2001, foi eleito prefeito de São Francisco do Brejão, tendo sido reeleito para o mandato consecutivo. Quando prefeito, foi vice-presidente da Federação dos Municípios do Maranhão – FAMEM. Ainda, foi presidente da Associação Comercial por três mandatos (72-74, 75-76 e 86-88) e membro do conselho deliberativo efetivo da mesma entidade.
O autor da proposição destaca que a “homenagem é do Poder Legislativo, mas, acima de tudo, do povo do Maranhão, porque esta casa é composta pelo sentimento do nosso estado, da nossa população. Cada homenagem que nós fazemos vem exatamente trazer um sentimento do povo de agradecimento por aqueles que não nasceram aqui, mas que fazem da trajetória de vida uma dedicação permanente em busca do bem-estar da nossa população. Hoje é com muita alegria, muita satisfação, que fazemos esta homenagem”, declarou.
“O Franciscano é um cidadão que muito contribui para a história de Imperatriz e região. Foi excelente prefeito na cidade de São Francisco do Brejão, alavancou o agronegócio na região de Açailândia. Foi um dos pioneiros na agricultura. Um pecuarista muito bem conceituado junto à classe, foi presidente do Sinrural de Imperatriz, fez um trabalho excelente. E nós, na ACII, não poderíamos deixar de prestigiar este evento em que ele (Franciscano) recebe o título de Cidadão Maranhense. Não é por acaso que ele está sendo reconhecido a nível estadual, por indicação do deputado Roberto Costa, que é da capital e reconheceu o Franciscano como uma pessoa de grande importância no estado, e isto nos orgulha como amigos e como membro desta casa”, relata Guilherme Maia, vice presidente da ACII e esteve presente no momento da homenagem juntamente com o diretor Armelindo Ferrari.
A Sessão Solene de entrega da honraria foi presidida pelo deputado Humberto Coutinho (PDT) e contou com a presença do deputado federal André Fufuca (PP) e dos deputados estaduais Wellington do curso (PP), Valéria Macedo (PMDB), e Andrea Murad (PMDB), além do presidente em exercício do PMDB, Remi Ribeiro, do superintendente da Funasa, André Campos, do superintendente da EBC, Assis Filho, e de outras autoridades e familiares dos homenageados.

(Com informações da Assembleia Legislativa do Maranhão)