FAPEMA realiza palestra sobre edital voltado para micros e pequenas empresas

Lançado em novembro, o edital Tecnova tem inscrições abertas até o dia 07 de fevereiro

FAPEMA realiza palestra sobre edital voltado para micros e pequenas empresas

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA realiza nesta terça, 14, uma videoconferência para apresentação do edital Tecnova, cujo objetivo é o financiamento de projeto de micro e pequenas empresas. O evento é aberto a todos os interessados e acontecerá às 19 horas na sede do CETECMA de Imperatriz, localizado na Rua Dom Evaristo Arns, 100, no bairro Bom Sucesso.
A apresentação faz do planejamento da FAPEMA na divulgação do edital, na oportunidade os empresários presentes poderão tirar dúvidas sobre os itens descritos. Serão disponibilizados ao todo recursos no valor de 4 milhões de reais para financiamento de projetos de micros e pequenas empresas. O programa Tecnova tem a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA e do Instituto Euvaldo Lodi – IEL. O prazo para envio das propostas é até o dia 07 de fevereiro.
“Os recursos são para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos que agreguem valor aos negócios e ampliem seus diferenciais competitivos", explica a diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra. A íntegra do edital está disponível no site da Fundação: www.fapema.br.
Serão apoiados, prioritariamente, projetos de inovação nas áreas de petróleo e gás, energias alternativas, tecnologia de informação e comunicação, cadeia de construção, agronegócio, química e plástico e outros materiais. Pelo menos 40% dos recursos, $ 1, 6 milhão, devem ser alocados em temas de subvenção nacional, considerando os setores do Programa Brasil Maior ou prioridades da Estratégia Nacional de CTI do MCTI (Petróleo e Gás, Energias Alternativas e TIC). Até 60 % dos recursos financeiros R$ 2, 4 milhões devem ser aplicados nos temas indicados pelo estado do Maranhão.
O objetivo do Tecnova- uma iniciativa do Governo Federal, através da Agência Brasileira da Inovação - FINEP, que tem a FAPEMA como agente gestor dos recursos no Maranhão - é criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação por meio de recursos de subvenção econômica. Com isso espera-se o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte. A meta global é que cerca de 800 empresas sejam apoiadas em todo o território nacional.