Fecoimp 2018 destaca conquistas empresariais e sociais da região

ACII destaca o sucesso da feira e promete mais inovações para 2019


Fecoimp 2018 destaca conquistas empresariais e sociais da região

A Feira do Comércio e da Indústria de Imperatriz (Fecoimp) – realizada pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) – é um espaço para a promoção de empreendedorismo e local para favorecer redes de contatos para negócios diversos. No entanto, a feira também é produtora de oportunidades para novos conhecimento e transformações sociais. Em especial nessa edição de 2018, com o tema “Transformação e inovação de negócios”, a feira trouxe atividades com foco na inovação empresarial. “O tema da feira foi transformação e inovação, então, trouxemos atividades que comtemplasse isso”, destaca o coordenador da feira, Leonardo Leocádio.

Segundo ele, a ACII busca trazer a cada ano mais novidades para a feira e, nessa edição, isso se intensificou com novos espaços como o “Espaço interativo”, que funcionava como uma roda de conversa e contou com a participação de quatro parceiros: Fiema, que trouxe B.B Mendes com a palestra “A Empresa de hoje, a empresa de amanhã”, Suzano Papel e Celulose com uma programação voltada para Empreendedorismo e empoderamento feminino, Universidade Ceuma, com “Os jogos de Negócios” e a Escola Welcome, trazendo esclarecimentos e muita informação sobre Oportunidades Internacionais. A “Arena Gourmet” no Espaço Turismo, junto ao Palco Cultural do Sesc, que ofereceu ao público atrações culinárias e musicais. Outro destaque foi o “Espaço tecnologia”, já consagrado na feira, que passou a funcionar no Pavilhão Central. “Esse ano conseguimos colocar mais tecnologia para que a feira fique mais tecnológica e atrativa. Além disso, hoje temos sempre um espaço de alimentação lotado, onde as pessoas trazem suas famílias para comer, beber e se divertir”, destacou o coordenador do evento.

O presidente da ACII, Guilherme Maia, também lembrou que o “Espaço Turismo” promove atividades que demonstram como Imperatriz e a região possuem potencial para a criação de negócios de entretenimento noturno e de férias. Entre muitos acontecimentos da Fecoimp 2018, um dos grandes destaques foi o reconhecimento do novo conselho da ACII, o Conselho da Mulher Empresária de Imperatriz (CME) que ocorreu no segundo dia de feira. A criação deste conselho é uma inovação social para a ACII, que em 58 anos de fundação tinha uma representativa feminina pequena. O presidente da ACII, Guilherme Maia, destacou que a fundação do conselho feminino reconhece a existência das empresárias de Imperatriz, além de incentivar maior participação delas no associativismo. “Oportuniza divulgar mais o potencial de Imperatriz, sabemos que na cidade existem muitas mulheres empresárias. E o CME vai dar oportunidade para que elas apareçam e participem do associativismo, ajudando na construção dessa grande entidade que é a Associação Comercial”, enfatizou Guilherme Maia, presidente da associação e fomentador da criação do CME.

Ao avaliar o evento, o presidente da associação e o coordenador da feira ainda ressaltam como a Fecoimp 2018 foi um sucesso, com público de aproximadamente 36 mil pessoas durante os quatro dias de evento. Para eles, a Fecoimp passou a ser um espaço de obtenção de conhecimento por meio das palestras, minicurso e workshops; e a feira propicia a construção de boa rede de contatos. “Os grandes negócios promovidos pela feira são concretizados no pós-feira, a partir de contato que são obtido durante o evento”, lembrou Leocádio.

Para a edição da Fecoimp 2019, a direção da ACII já garante a expansão do “Espaço Franquia”, inaugurado nesse ano, mas que já demonstrou participação na criação de novos negócios em Imperatriz. Além disso, a associação promete a reforma e a climatização do Centro de Convenções de Imperatriz, para que na próxima edição a feira possua um ambiente mais agradável para público.

A Fecoimp 2018 terminou no sábado, realizada no Centro de Convenções de Imperatriz. A edição deste ano da feira contou com o patrocínio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Emap – Porto do Itaqui, Prefeitura de Imperatriz, VLI, Suzano Papel e Celulose, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Governo Federal, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Universidade Ceuma, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) e Grupo Mateus. O evento teve, ainda, o apoio do Conselho de Jovens Empresários (Conjove), Conselho da Mulher Empresária (CME), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social do Comércio do Maranhão (Sesc) e do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º Bis).