Fiema e Sedinc realizam certificação de empresas pelo Procem

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) é parceira do evento.

Fiema e Sedinc realizam certificação de empresas pelo Procem

Empresas instaladas em Imperatriz vão receber o diploma de certificação e recertificação do Programa de Certificação de Empresas (Procem), nesta quarta (22), por apresentarem melhoria em sua gestão e se tornarem mais competitivas. Na ocasião novos auditores do Procem serão certificados. O evento ocorre a partir das 19h, Centro de Convenções de Imperatriz.
A certificação é uma ação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF-MA), realizado pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e mantido por seis grandes empresas instaladas no Maranhão (Alumar, Cemar, Ceste, Eneva, Solar e Vale) que têm interesse no fortalecimento de suas redes de fornecedores.

Programa – Há 14 anos, o PDF vem preparando empresas maranhenses para se tornarem fornecedoras dos grandes empreendimentos instalados ou em instalação no estado. Neste período, foi articulador da geração de negócios no valor acumulado de R$ 15,405 bilhões.
Para isso, oferece capacitação, apoio aos negócios, promoção e consultoria, instigando-as a buscar excelência e tornando-as mais competitivas para atuarem de igual para igual em qualquer lugar do país.

Uma dessas ferramentas é o Procem, subprojeto que capacita fornecedores locais para adequarem-se aos requisitos de gestão exigidos pelas empresas compradoras, atuantes no mercado nacional e internacional. A ação reforça o objetivo do PDF-MA de preparar as empresas para atender as demandas dos grandes investimentos instalados no Maranhão.
O Diploma de Certificação do Procem não é uma premiação, é o reconhecimento de que as empresas alcançaram o nível de qualificação exigido nas áreas da Qualidade e Produtividade; Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente; Gestão Contábil Tributária e Trabalhista; e Responsabilidade Social. Ao cumprirem esses requisitos, essas empresas se tornaram potenciais prestadoras de serviços e fornecedoras de produtos para as grandes empresas, por apresentarem melhoria de seus processos de gestão.
Atualmente, mais de 910 empresas participam do PDF e mais de 100 foram certificadas pelo PROCEM. Neste ano, 2014, duas empresas já foram recertificadas pelo PROCEM em São Luís, a Edeconsil e Marka Engenharia. Quatro foram certificadas em Açailândia, Construção 3M, Lucena Transportes, Molifer Aluguéis e Molifer Montagens. E agora, em Imperatriz a empresa Radiologia Bucal será certificada e Maquisul receberá o diploma de recertificação do PROCEM.

Novos Auditores: Doze novos auditores vão receber a certificação esta noite. Os profissionais participaram do curso de Formação de Auditores em Requisitos do Programa de Certificação de Empresas (PROCEM) no mês passado e foram orientados a trabalhar com a ISO 19.011 –Norma de Auditorias – e conheceram como ocorre a implantação dos requisitos exigidos pelo PROCEM nas empresas em processo de certificação.