ICEI-MA: Cresce confiança da indústria maranhense, diz pesquisa da Fiema

Em nível de Brasil, o ICEI ficou abaixo dos 50 pontos, o que indica falta de confiança no setor

ICEI-MA: Cresce confiança da indústria maranhense, diz pesquisa da Fiema

São Luís – O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) do mês de setembro cresceu 1,2 ponto em relação ao mês anterior, demonstrando que o empresário da indústria maranhense permanece confiante. O registro ficou em 57,9 pontos.
A pesquisa, elaborada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), confirmou a confiança de todos os setores, pois tanto as indústrias da construção civil quanto as de extração e transformação estão praticamente marcando o mesmo valor no mês, 57,1 pontos e 57,8 pontos, respectivamente.
Já o índice brasileiro, novamente, ficou em 46,5 pontos, apresentando falta de confiança dos empresários, enquanto que o indicador do Nordeste permaneceu praticamente o mesmo do mês anterior, com 51,4 pontos e, assim como o Maranhão, caracterizou confiança.
A pesquisa também apontou que as condições atuais das empresas melhoraram de agosto para setembro. As indústrias da construção civil saíram de 49,1 pontos para 50 pontos, caracterizando estabilidade. As indústrias de extração e transformação também apresentaram alta, quanto às condições atuais das empresas, com elevação de 3,4 pontos, o que indica melhoras significativas nestes segmentos industriais. Os demais indicadores tiveram alterações pouco significativas.
Tanto nos índices gerais, quanto nos das indústrias de extração e transformação, os indicadores pesquisados apresentaram aumento em relação ao mês anterior. A maior elevação mostrada na Sondagem Industrial de setembro – outro estudo organizado pela Fiema – foi quanto à expectativa para os próximos seis meses em relação às empresas, que cresceu 6,2 pontos e chegou a 67,6 pontos este mês, caracterizando otimismo.
O ICEI é elaborado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa.
Para a composição do ICEI-MA de setembro, empresas da Construção Civil e Indústrias Extrativas e de Transformação foram pesquisadas no período de 1º a 10 deste mês, em todo o Maranhão. (Assessoria Fiema).