IFMA ganhará segundo campus especializado no ensino agrário

Prefeitura de Imperatriz garante a doação de 50 hectares para a construção do novo Campus

IFMA ganhará segundo campus especializado no ensino agrário

Na manhã da sexta-feira (26), representantes de entidades, empresas, vereadores, secretários e autoridades da área da educação participaram de uma reunião sobre a construção do novo campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), na Secretaria Municipal de Educação. Durante a reunião o Prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira garantiu a doação de 50 hectares, espaço este que será destinado para a construção da nova estrutura.
O IFMA irá instalar um Centro de Escolas Agrícolas, com cursos técnicos bem como cursos de nível superior que trarão grande contribuição na formação de profissionais dessa área. Para isso tem se articulado junto a várias entidades, dentre elas o Sinrural, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, o Fórum da Estrada do Arroz, a Câmara Municipal e representantes da Suzano. As entidades já estão preparando a documentação necessária e na reunião formalizaram este pedido à Prefeitura, que solicitará o espaço à Empresa de papel e Celulose. Como não pode haver a doação diretamente da Suzano (empresa privada) para o IFMA, a Prefeitura fará a intermediação. O prefeito Madeira está solicitando o espaço e será feita a doação - aprovada pela Câmara - e assim poderá ser instalado o novo Centro de Ciências Agrárias.
“Este é um projeto fabuloso. Terá um investimento de cerca de 20 milhões de reais e a sociedade de Imperatriz só ganhará com os diversos cursos da área de agronegócios que serão implantados neste centro de ensino. Um dos deveres da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz é fortalecer este tipo de investimento na cidade e estamos cumprindo com este dever”, conta Jairo Almeida, presidente da ACII.
O presidente do Sinrual, Renato Pereira, explica que a entidade, “assim como a ACII, vem trabalhando para que este projeto aconteça. A partir do momento que tudo estiver definido, será quando discutiremos qual será a participação de cada segmento da sociedade. O Sinrual sempre procura participar de ações que visam o bem para sociedade em geral, e não vai ser diferente dessa vez”.
Sobre o encontro, reitor do Instituto, Roberto Brandão, informa que na ocasião o foco foi debater e apontar as possibilidade e necessidade de criar um polo de educação tecnológica. “Essa reunião mostrou o interesse das entidades em garantir esse projeto para a região”. E acrescenta “com a garantia do terreno de 50 hectares, por parte da prefeitura, nós garantiremos a mão de obra com a formação técnica qualificada” afirmou Brandão. O diretor do IFMA Imperatriz, Saulo Cardoso declarou apoio e esforço irrestrito à instalação do campus II e se colocou à disposição para as ações iniciais.