Inadimplência das empresas registra queda em fevereiro, revela Serasa Experian

Títulos protestados e dívidas com os bancos foram os principais responsáveis pelo recuo do índice no mês

Inadimplência das empresas registra queda em fevereiro, revela Serasa Experian

Após ter iniciado o ano em alta, o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas registrou queda de 14,8% em fevereiro, na comparação com janeiro deste ano. Na variação anual – fevereiro de 2014 contra o mesmo mês de 2013 – o indicador apresentou alta de 7,6%. No primeiro bimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice também teve crescimento de 9,4%.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o recuo da inadimplência das empresas em fevereiro/14 contra janeiro/14 (-14,8%) refletiu o menor número de dias úteis em fevereiro. Entretanto, as altas de 7,6% em fevereiro/14 contra fevereiro/13 e de 9,4% no primeiro bimestre deste ano comparativamente ao mesmo período do ano passado revelam que as empresas estão com maior dificuldade em honrar seus compromissos neste ano de 2014. O baixo dinamismo da economia e o custo financeiro mais alto neste ano, devido às sucessivas elevações nas taxas de juros que vem ocorrendo desde abril do ano passado, são fatores que justificam o aumento da inadimplência das empresas na comparação interanual.
Os títulos protestados e as dívidas com os bancos foram os principais responsáveis pela queda do indicador em fevereiro de 2014, com variações negativas de 29,4% e 18,9% e contribuições negativas de 8,6 p.p. e 4,4 p.p., respectivamente. Os cheques sem fundos também apresentaram queda de 12,2% e contribuíram de forma negativa com 2,0 p.p.. Já as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) cresceram 0,7% e contribuíram para que o índice não caísse ainda mais em fevereiro de 2014.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O indicador considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados e dívidas vencidas com instituições bancárias e não bancárias.

Serviço Serasa ACII:

Em Imperatriz, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz é a representante autorizada dos serviços Serasa Experian tantos para empresas como para pessoas físicas. Funcionando no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz, a ACII disponibiliza um serviço permanente de consulta aos cadastros do Serasa.
(Com informações da Serasa Experian).