JAF Soluções filia-se à ACII

O foco da empresa é a prestação de serviço terceirizado

JAF Soluções filia-se à ACII

Inaugurada há menos de um ano em Imperatriz, a JAF Soluções, nova associada da ACII, tem como foco a prestação de serviços. A empresa oferece serviços terceirizados nas áreas de Vigilância, Controle Patrimonial, Limpeza, Conservação e Jardinagem, Mão de Obra Temporária e Plano de Assistência Jurídica Empresarial. A JAF Eletrônica, sub empresa da JAF Soluções, desenvolve e executa projetos de segurança eletrônica.
A terceirização consiste na prática de administrar, adotada por algumas empresas, onde as atividades não essenciais ao seu objetivo são repassados a terceiros. A prestadora de serviços se responsabiliza por todas as rotinas da contratação, onde serão observados os preceitos estabelecidos na CLT.
“A ACII é um órgão muito importante, ela é o cesto de todo empresariado do município. Quando uma empresa chega em uma cidade, ela precisa se familiarizar com ela e com o mercado. Ela (a empresa) vai conseguir isso com a Associação Comercial e Industrial. Já pude constatar que a ACII de Imperatriz é muito atuante, bem dirigida. Para o empresário conhecer e ser conhecido em um mercado, não tem maneira melhor que se associar à uma entidade que representa a classe empresarial. Para mim, se associar à uma Associação Comercial e Industrial é uma decisão inteligente”, explica Daniel Fais, sócio proprietário da JAF Soluções.
A sede da empresa fica em seu escritório no 15° andar, sala 1506, no Aracati Office, rua Urbano Santos, 155, Centro. Para mais informações: (99) 98203-3094, (99) 99131-3282, (99) 3017-0002. E-mail: contato@jafsolucoes.com.br e no site www.jafsolucoes.com.br.

MÃO DE OBRA TEMPORÁRIA (MOT)
Trata-se de uma modalidade de contratação terceirizada, porém, com algumas particularidades, que a diferem da terceirização convencional. Através da Lei 6019/74 e o Enunciado 331, a JAF recruta, seleciona e contrata profissionais por período de tempo pré-estabelecido, podendo tal período ser prorrogado por uma única vez, por no máximo 9 meses.
Este tipo de terceirização só pode ser contratado por empresas que necessitem substituir funcionários efetivos por motivos de licenças (doença, maternidade, INSS, etc.), férias e afins, ou então em períodos de sazonalidade, ou seja, aquela época do ano em que a demanda aumenta e faz-se necessário reforçar a quantidade de funcionários, por exemplo, setor lojista no final de ano contrata vendedores, estoquistas, entregadores, montadores, etc.; setor alimentício, mais especificamente fabricantes de chocolate nos meses que antecedem a Páscoa aumentam significativamente seu staff e distribuição; setor industrial em determinadas épocas do ano tem o aumento do fornecimento de matéria prima e precisam sanar a demanda, enfim, em qualquer setor do mercado a mão de obra temporária se faz necessária e suas vantagens são enormes.
Suponhamos que uma loja de confecção contrata vendedoras para a demanda do final do ano e uma delas engravida. Este lojista não poderá dispensar essa profissional quando se esgotar o período sazonal para o qual ela foi contratada (contrato de experiência), mas sim fazer cumprir a CLT. Na modalidade de Mão de Obra Temporária, tal contrato de trabalho extingue à partir do momento em que seu prazo expira, podendo ou não ser renovado, independente de gestante, doença, acidente de trabalho etc., mas sim de acordo com a intenção da Contratante.
Existem algumas particularidades neste tipo de contratação, entre elas, que o salário pago ao profissional da empresa terceirizada (contratada), seja o mesmo do funcionário efetivo da contratante que foi afastado ou igual àqueles do mesmo setor em que ele vai atuar, inclusive benefícios e jornada de trabalho. Uniforme, crachá e a administração da rotina do profissional, são responsabilidades da contratante. Outra particularidade é que a empresa de terceirização tem que ser cadastrada e conveniada junto ao Ministério do Trabalho, obedecendo a todo um montante de documentações e exigências. Hoje, no Sul do Maranhão, apenas uma empresa apresenta esse convênio e este tipo de contratação temporária, que é a JAF Soluções, sediada em Imperatriz.
Logo, podemos afirmar que a Mão de Obra Temporária oferece flexibilidade e rapidez para utilizar uma força de trabalho externa, sem que sua empresa precise se preocupar com o seu recrutamento, seleção e contratação, tampouco, passivos trabalhistas. É a solução mais econômica e racional para situações de volume de serviços acima do normal ou por ausências de funcionários efetivos em virtude de férias, doenças, acidentes de trabalho, maternidade, treinamentos e outros motivos, pois o tempo de contratação pode ser adequado à sua necessidade. É uma relação no trabalho pouco difundida aqui no Maranhão, mas que apresenta vantagens extremamente atraentes. Vale a pena conhecer melhor.

Luiz Daniel Fais, proprietário da JAF Soluções, atuando aqui em Imperatriz desde agosto de 2014, com terceirização de vigilância, portaria (Controle Patrimonial), limpeza e jardinagem e Mão de Obra Temporária.