Mês de novembro é marcado pelo combate ao câncer de próstata

.


Mês de novembro é marcado pelo combate ao câncer de próstata

Depois do Outubro Rosa, que alertou as mulheres sobre o câncer de mama, em no-vembro é realizado o “Novembro Azul”, que visa chamar a atenção dos homens para os riscos do câncer de próstata. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doen-ça é responsável pela morte de aproximadamente 12 mil homens por ano. O precon-ceito sobre o exame que detecta a doença é um dos maiores obstáculos à prevenção e ao diagnostico.
O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas com o câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido em virtude do Dia Mun-dial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro. A doença tem maior incidên-cia em homens a partir dos 65 anos de idade, mas os especialistas recomendam que os exames sejam feitos já a partir dos 40 anos. Se a doença for diagnosticada precoce-mente, os riscos diminuem consideravelmente.
Em Imperatriz estão programadas várias atividades educativas, tais como palestras com urologistas e blitzes nas ruas da cidade. A programação começou em 1º de novembro com o lançamento oficial da campanha e se entende até o final do mês. A organização das atividades é da Secretária Municipal de Saúde e instituições parceiras.