Monitore os seus Fornecedores e melhore as Vendas da sua MEI ou PME

Verificar a situação fiscal de seus parceisos é fundamental para minimizar imprevistos

Monitore os seus Fornecedores e melhore as Vendas da sua MEI ou PME

Como empreendedor, você já deve ter notado que conhecer a saúde financeira de seus clientes e fornecedores é essencial para o sucesso do seu negócio.

Se a sua empresa, seja ela MEI (microempreendedor individual) ou PME, trabalha com vendas a prazo ou apresenta uma alta dependência de fornecedores para operar, o problema deles pode rapidamente virar um problema seu.
Por isso, verificar a situação fiscal de seus parceiros é fundamental para seu negócio e uma etapa simples e importante para minimizar imprevistos.

1 – PESQUISE SEUS FORNECEDORES
Você não emprestaria dinheiro para estranhos, mas muito provavelmente está fazendo contratos e vendas a prazo com pessoas que não conhece.
Uma simples conferência inicial pode evitar problemas futuros.
Verifique na internet ou sites de notícias se há informações relacionadas à empresa que você deseja fechar negócio.
Estipule a reputação e a tradição do fornecedor em seu ramo de atuação. Por último, examine as informações disponíveis no site da Junta Comercial de seu estado de atuação.

2 – CONSULTE O CPF E CNPJ
Após a pesquisa inicial, sua empresa deve certificar-se da situação fiscal e histórico de seus fornecedores. Um relatório completo com Consulta de CPF ou CNPJ, como os disponíveis pela Serasa Experian, trazem informações importantes sobre pendências financeiras, informações cadastrais, protestos nacionais e estaduais, além de ações judiciais em curso.

Consulta de CPF e CNPJ
Alguns relatórios também fornecem sugestão de crédito, faturamento presumido e controle societário.
Com informações detalhadas em mãos, você poderá realizar decisões acertadas, reduzindo riscos que possam comprometer sua empresa no futuro.

3 – MONITORE ALTERAÇÕES
Não se esqueça de que empresas e clientes mudam, não são estáticos. Por isso, a consulta CNPJ e CPF não deve ser algo realizado apenas uma vez.
O ideal é monitorar seus parceiros comerciais para prevenir imprevistos.

Coloque em prática essas dicas e otimize o gerenciamento operacional da sua MEI ou PME.

Blog Serasa Experian