Período volta às aulas movimenta comércio em Imperatriz

A compra de materiais escolares, uniformes, bolsas e calçados aquece as vendas de janeiro e fevereiro

Período volta às aulas movimenta comércio em Imperatriz

As aulas da rede municipal iniciaram no final de janeiro e da rede estadual começa oficialmente no dia 11 de fevereiro, de acordo com o Calendário Escolar. As lojas de artigos de papelaria, bolsas e fardas aproveitam o período para aumentar o volume de vendas. Os lojistas já se preparam para a data desde outubro. Além da renovação de estoque, algumas lojas realizam contratação temporária para atender a demanda.

Comércio
O empreendedor Marcone Marques é Diretor para Assuntos da Microempresa da ACII e proprietário da empresa Tok Bolsas. Sua empresa é especializada na venda de malas para viagem, bolsas, carteiras e mochilas escolares. O empresário ressalta que o período volta às aulas desse ano foi estendido até o final de fevereiro por conta da data de Carnaval. Ele aponta que a Tok Bolsas apresentou um crescimento de aproximadamente 10% no volume de vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. O diretor se mostra satisfeito com o movimento e destaca o potencial do comércio e da economia da cidade que atende toda a região tocantina. Ele reforça o quanto é importante o lojista sempre buscar inovar e renovar no mercado.
A empresária Ivanete Menezes, proprietária da papelaria A Nossa Livraria conta que o crescimento das vendas chegou a 18% em comparação ao mês anterior e que ainda existe uma boa expectativa até o fechamento da temporada. “Ainda não fechamos o período escolar, mas podemos dizer que o movimento superou nossa expectativa”, aponta.
O proprietário da loja Newpel, especializada em papelaria e materiais de expediente, Jônathas Sá acredita que a principal estratégia para atrair novos consumidores é investir em marketing e oferecer preços mais acessíveis. Para ele, cada ano é um aprendizado. “A gente tem que estar em constante evolução no que diz respeito ao mercado. Com as experiências desse ano, pretendo superar as deficiências e continuar aplicando os pontos positivos” conclui.

Índices Nacionais
De acordo com os dados da pesquisa nacional divulgada no último mês pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) avançou 5,1% em janeiro, ultrapassando a variação de dezembro do ano passado (4,2%), tornando-se a maior alta mensal da série iniciada em janeiro de 2010.