Pesquisa mostra industriais confiantes

Construção civil lidera o ranking do otimismo para os próximos seis meses

Pesquisa mostra industriais confiantes

São Luís - A confiança do empresário industrial maranhense voltou a subir em dezembro. O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão - ICEI, pesquisa realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão - Fiema atingiu 63,4 pontos, na última sondagem do tipo feita pela Federação em 2013. É o melhor resultado registrado em 2013 e superou com folga os resultados anotados para o Brasil – 54,3 pontos – e para o Nordeste – 58,1 pontos.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial maranhense vem crescendo desde julho, quando apresentou o pior resultado do ano, com 49,9 pontos, indicando pessimismo entre os empresários do setor no período então apurado. Desde então, o indicador vem se recuperando e atingiu o pico na pesquisa de dezembro. Segundo o relatório do ICEI, o maior otimismo está entre as empresas industriais de pequeno porte, que apresentaram o melhor resultado da pesquisa: 66 pontos.
Quando se levam em conta os resultados por segmentos industriais, as empresas de transformação e extração contribuíram significativamente para o resultado, ao marcarem 63,7 pontos, apesar de as indústrias da construção civil também haverem apresentado números que indicam igualmente elevada proporção de otimistas, ao registrarem consideráveis 63,3 pontos, como se vê, quase equivalentes àqueles verificados entre as empresas industriais de transformação e extração.
Em relação às expectativas dos empresários industriais para os próximos seis meses, levantou-se que aguardam melhora acima da média no setor industrial, uma vez que o indicador chegou aos 70,4 pontos. O segmento da construção civil é o mais otimistas quanto ao futuro: as expectativas positivas para os próximos seis meses chegaram aos 71,3 pontos, um dos melhores resultados já registrados nos últimos meses pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão.