Polícia Militar dá dicas de segurança

Panfletos são distribuídos no centro comercial com orientações aos consumidores


Polícia Militar dá dicas de segurança

Com a proximidade das festividades de fim de ano e as compras de natal, o movimento no comércio aumenta, com mais gente circulando é preciso ter cuidado redobrado para evitar assaltos. Diante disse o 3º Batalhão de Polícia Militar intensifica as atividades a fim de proporcionar mais segurança aos cidadãos que saem às compras. Uma das alternativas adotadas foi à distribuição de panfletos com dicas de segurança, orientando aqueles que, por exemplo, utiliza o celular em locais públicos.
Confira algumas dicas da PM:
Usar bolsas grandes dificulta a ação do bandido? A resposta é não. Os modelos mais indicados são os modelos de ombro transpassados ao corpo, e que contenham zíper, a bolsa deve ficar na frente da pessoa. Ficar observando vitrines também apresenta riscos de assalto. A dica é se há interesse pelos produtos, entre na loja. Lá o risco é menor.
Sempre atento a movimentação ao redor, o cidadão, deve ter um cuidado especial ao sair e entrar em lojas e agências bancárias. Dividir o dinheiro em lugares acessíveis, não deixá-lo todo na carteira. Deve ficar em casa: correntes, relógios, medalhas e outras jóias. Evitar levar crianças de colo, também é uma das dicas da PM.
Jamais utilize o aparelho celular na rua enquanto estiver caminhando. Caso não consiga entrar em uma loja para utilizá-lo, pare, encoste-se em uma parede e fique atento ao movimento. Sempre que possível ir acompanhado nas compras, principalmente os idosos, que são mais vulneráveis às abordagens.
Não programar todas as compras para um só dia, pois o volume excessivo de sacolas atrai ainda mais atenção. Ao carregar as sacolas, use sempre o braço mais fraco, deixando assim o outro livre. Sacolas à vista no carro, nem mesmo a película dos vidros escondem os pacotes nos bancos, use o bagageiro. E em hipótese alguma manuseie a carteira em público.

Em caso de emergência entre em contato com a polícia militar pelos telefones:
Polícia Militar: 190
Central de Operações Polícia Militar (COPOM): (99) 99196-4075
Oficial de Policiamento (CPU): (99) 9155-7797


FOTO: Calçadão está decorado e com policiamento redobrado, mas é preciso ter cuidados na hora das compras