Povoado Sumaúma recebe palestras sobre produção leiteira

O evento foi uma iniciativa do Projeto Agrojovem, desenvolvido pelo Conselho de Jovens Empresários de Imperatriz – Conjove

Povoado Sumaúma recebe palestras sobre produção leiteira

Duas palestras que abordavam “as prioridades nutricionais e sanitárias para o sucesso do mercado leiteiro” atraíram, na noite de terça-feira (19), produtores de leite, empresários, professores, médicos e universitários à fazenda Genipapo no povoado de Sumaúma, município de Senador La Roque - distante 56 km de Imperatriz.
A primeira sobre o “Manejo nutricional para o gado de leite” foi ministrada pelo zootecnista especializado em pastagens Marcelo Coelho. A segunda teve como tema o “Manejo sanitário para bezerros” e foi apresentada pelos veterinários Rafael Madeira e Thiago Feitosa.
“Nós falamos sobre o manejo sanitário na fazenda leiteira, mas de uma forma diferente. Pois não abordamos o assunto com foco na vaca leiteira, mas sim no bezerro, pois ele é o futuro da propriedade e nas nossas visitas, observamos que o bezerro tem sido deixado de lado”, destacou Rafael Madeira.
Com uma produção diária de leite entre 1000 e 1.500 litros, a fazenda do Silvio Romero é um das maiores produtores de leite da região. Ele conta a motivação para a produção em larga escala. “O leite é muito sensível. Sempre que a gente estiver aprendendo é melhor, pois se produzirmos melhor, o preço é melhor. E a Palate, empresa que forneço leite, é exigente na qualidade”.
Segundo o gerente de Laticínios da Palate, José Paulino Siqueira, eventos como esses são importante para o segmento da produção leiteira e criação e gestão dentro da propriedade. “As palestras trataram não somente da produção de leite, mas de como se deve preparar o bezerro para que ele tenha amadurecimento correto e se torne um animal de alto potencial leiteiro”, destacou.
Organização – O evento é uma iniciativa do Conselho de Jovens Empresários de Imperatriz (Conjove). O presidente Peterson Lopes explicou que as palestras fazem parte do Projeto Agrojovem e da programação da Semana Global do Empreendedorismo. “O Agrojovem é um dos projetos que o Conjove realiza em Imperatriz. Nossa primeira palestra ocorreu na Expoimp sobre tecnologias agrícolas dentro do mercado agropecuário”, relembrou.
O coordenador do projeto Agrojovem no Maranhão, Thiago Gennari, marcou presença no evento e destacou os objetivos do encontro. “Mostrar para o jovem que está entrando no mercado a realidade do campo é bem diferente em teoria da sala de aula. Por isso nós juntamos estudantes e produtores para esse bate-papo e assim crescer na nossa produção. Além disso, o produtor é carente de informação devido a logística, daí a ideia do evento acontecer justamente na fazenda”, finalizou.

FOTO: Rodrigo Reis