Procura por crédito aumenta em maio, aponta Serasa Experian

Demanda por crédito teve alta entre consumidores e empresas

Procura por crédito aumenta em maio, aponta Serasa Experian

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumir por Crédito (IDC Consumidor), registrou aumento de 5% no número de pessoas que buscaram crédito no mês de maio em relação ao mês anterior. O número representa um aumento de 2,5% no acumulado anual, que considera apenas os cinco primeiros meses de 2016, e de 0,5% no acumulado dos últimos 12 meses.
O indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é obtido a partir de uma amostra significativa de CPFs consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. O levantamento é segmentado por região geográfica e por faixa de rendimento mensal.
Renda
Ainda segundo o levantamento da Serasa Experian o aumento da demanda por crédito foi observado em todas as faixas de renda pessoal mensal que fazem parte da pesquisa.
Entre consumidores com renda pessoal mensal de até R$ 500 a demanda por crédito em maio cresceu 5,0% em relação ao mês anterior, entre os consumidores que recebem de R$ 500 a R$ 1000 e entre os que recebem R$ 1000 a R$ 2000 o aumento foi de 5,1%. Já para os consumidores com rendimentos entre R$ 2000 e R$ 5000 a procura por crédito cresceu 4,8%. Aumento verificado também entre os consumidores que possuem rendimentos entre R$ 5000 a R$ 10 mil, e de 4,8% entre os recebem acima de R$ 10 mil.
Regiões
A tendência de crescimento da procura do consumir por crédito foi observada em todas as regiões do Brasil, no Norte o crescimento verificado foi de 2,8% em maio, de 4,3% no Centro-Oeste e de 5% no Nordeste, 2,8 no Sul e no Sudeste a procura por crédito em maio aumentou 6,2% em relação ao mês anterior.
Comércio e indústria
Já a busca das empresas por crédito em maio aumentou 12% em relação a abril, é o que aponta o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito (IDC EMPRESAS). No entanto no acumulado anual, referente aos cinco primeiros meses de 2016 houve queda de -4,6%, e no acumulado dos últimos 12 meses a queda foi de -5,4%.
O indicador é obtido a partir de uma amostra significativa de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. O levantamento é segmentado por região geográfica, setor da atividade econômica e porte da empresa.
Setores - Comércio e Indústria foram os setores da economia que mais procuraram crédito em maio, com aumento da demanda de 12,8% e 12,5% respectivamente, seguido pelo setor de Serviços que registrou alta de 11,1% na procura por crédito, e demais setores com 9,9%.
As micro e pequenas empresas foram as que mais buscaram crédito no mês de maio, a procura aumentou 12,6% em relação a abril, bem mais do que as empresas de porte médio, onde foi observado aumento de 0,4% na demanda por crédito, já as grandes empresas registraram queda de -0,2% na demanda por crédito em maio, aponta o levantamento da Serasa Experian.
Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII é distribuidor local da Serasa Experian. O mais completo serviço de informações para análise de crédito e prevenção de inadimplência. A Serasa Experian oferece serviços que facilitam a análise de crédito, como informações sobre cheques, pendências relativas a carnês, duplicatas, promissórias, protestos, Renavam, negativação e positivação, além de confirmação CPF e endereço. Este serviço está disponível ao associado da entidade.
Para maiores informações sobre os serviços da Serasa Experian e demais serviços oferecidos pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, procure a secretaria da entidade no Palácio do Comércio e Industria de Imperatriz, localizado na Rua Bom Futuro, n.º 455 Centro, ou pelo telefone (99) 3525-3400.