Rotary Club de Imperatriz completa 50 anos

Evento homenageou ex presidentes e fundador da instituição


Rotary Club de Imperatriz completa 50 anos

O Rotary Club de Imperatriz completou 50 anos de fundação no mês de maio. Na ocasião, houve um jantar em comemoração ao aniversário da entidade com a presença dos associados, ex presidentes e convidados, como o prefeito Madeira e o fundador e primeiro presidente, Henrique de Araújo. “Retomar a história do clube, valorizando os fundadores” foi o tema da festa comemorativa, segundo Jaqueline Ferraz, presidente do Rotary Clube de Imperatriz. “Queríamos fazer uma homenagem à essas pessoas que iniciaram e construíram o Rotary na cidade”, completa a presidente.
“Homenageamos alguns ex presidentes, associados com mais de 15 anos de clube, apresentamos um livro contando toda a história dos 50 anos de Rotary em Imperatriz e um cordel escrito pelo doutor Levi Madeira”, conta Isaac Ferraz, governador assistente. Neste cordel, foi contada toda a história do clube em Imperatriz em uma linguagem literária.
Atualmente o clube conta com 26 associados. “Qualquer pessoa que exerça uma liderança, seja ela comunitária, empresarial e qualquer área profissional, pode ser um rotariano”, relata Jaqueline, enfatizando que a diversidade de classes trabalhistas como membros do grupo, é o foco da instituição para expandir os serviços humanitários prestados pelo clube. Nesses anos, a instituição prestou serviços voluntários não remunerados em favor da sociedade como um todo ou beneficiando, em casos específicos, pessoas necessitadas e entidades que atuam também em favor de desamparados.
Histórico
Em 23 de fevereiro de 1905, o advogado Paul P. Harris, de Chicago, formou uma das primeiras organizações de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, como um lugar onde profissionais com conhecimentos distintos poderiam trocar ideias e fazer amizades significativas e duradouras. O nome Rotary surgiu da prática inicial de fazer um rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado. Com apenas 16 anos de fundação, em 1921, o Rotary já estava presente com clubes em seis continentes. Atualmente, a organização conta com mais de 1,2 milhão de associados.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Rotary Clubs da Alemanha, Áustria, Itália, Espanha e Japão foram forçados a se dissolver. Apesar dos riscos, vários continuaram se encontrando informalmente e, após o fim da guerra, eles se juntaram para reconstruir seus clubes e seus países.