Sebrae avalia crescimento da produção leiteira na região tocantina

Pequenos produtores leiteiros são atendidos por projeto desenvolvido pela instituição


Sebrae avalia crescimento da produção leiteira na região tocantina

Consultores, técnicos e secretários de agricultura das prefeituras assistidas pelo Sebrae na região tocantina estiveram reunidas com a equipe do Sebrae, na quinta-feira (20), para avaliar ações realizadas e realinhar atividades previstas anteriormente – mas que já podem avançar um pouco mais, em função do nível de desenvolvimento do projeto Agronegócio do Leite e Derivados na Região Sul, encabeçado pelo Sebrae através de sua unidade regional em Imperatriz.
Entre os presentes estavam os representantes dos municípios de Vila Nova dos Martírios, Estreito, Buritirana, João Lisboa, Imperatriz, Sítio Novo, Amarante do Maranhão, Buriticupu, Itinga, Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Campestre, Grajaú e Porto Franco, além de representantes da AGERP, a Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural.
Segundo a gestora do projeto, Márcia Martins, a reunião foi de suma importância para a eficiência no desenvolvimento do projeto. “A reunião teve o propósito de realizar uma síntese dos resultados obtidos, apurados através das análises das planilhas de gerenciamento zootécnicos das fazendas, contribuindo de sobremaneira para a evolução dos índices de crescimento dos negócios agropecuários no projeto”, destacou a gestora, que foi além.
“As ações planejadas foram reorganizadas em função dos desempenhos apresentados e devido às necessidades de ajuste para acompanhar a evolução de cada grupo”, finalizou Márcia Martins.
Para o secretário de Agricultura de Porto Franco, Wanderlan Parreão, a reunião teve grande importância. “É uma forma de alinhar os trabalhos e de mostrar para os técnicos e secretários a importância de dar continuidade aos trabalhos e atividades relativas ao setor, como o Balde Cheio. Tudo isso mostra a relevância da atividade leiteira em toda região sul do Maranhão e o trabalho do Sebrae junto a cada um dos municípios atendidos na região é uma grade ferramenta para alavancar a produção de leite e a renda dos produtores rurais”, enfatizou o secretário.