Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado vem à Imperatriz anunciar a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Em sua 13ª edição, Imperatriz sediará o evento no estado pela primeira vez


Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado vem à Imperatriz anunciar a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz recebeu representantes do Governo do Estado e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), onde anunciaram a 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em Imperatriz nos dias 19 a 22 de outubro. Estiveram presentes na reunião a diretoria da ACII: vice presidente Guilherme Maia, diretores Atenágoras Batista, Armando Cardoso, Filippe Murta, Euvaldo Lopes e Manoel Marcone, a presidente do Conjove, Vanessa Zucatelli Murta e o diretor João Franco Filho, representantes da Prefeitura de Imperatriz e imprensa.
Alessandra Moraes Rego, assessora especial da Secti e organizadora do evento, disse que “o governador Flávio Dino escolheu Imperatriz para essa edição, pois sabe que a cidade tem esse potencial tecnológico em desenvolvimento e também para movimentar a região”. “Contamos com a experiência da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz no sentido de trazer empresários do ramo de tecnologia, parceiros e realização do evento”, finaliza a assessora. Para Atenágoras Batista, “Imperatriz só tem a ganhar com um evento desse porte. Estamos preparados, já temos um bom histórico de grandes eventos como a Fecoimp, temos uma ótima rede hoteleira, restaurantes, e empresas do ramo para participar do evento”. Guilherme Maia, vice presidente da ACII, diz que “a cidade tem condições de comportar um evento dessa importância de âmbito nacional e a ACII vai dar todo o apoio necessário para que este evento tenha sucesso”.
O lançamento oficial com mais detalhes será realizado no dia 10 de maio em lugar a ser definido.
O evento vai acontecer em um terreno não utilizado em frente ao estacionamento do Centro de Convenções na rua Urbano Santos. No terreno, que mede 4.000m², será montado toda uma estrutura fechada com climatização, e contará com tendas, estandes, salas e ambulatório. O Centro de Convenções será uma extensão da estrutura principal, comportando planetários, tendas para amostras científicas, espaço alimentação e as próprias salas e auditório.
O evento
O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação promove, em âmbito nacional, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), tem como finalidade sensibilizar as pessoas sobre temas e atividades voltadas para a Ciência e a Tecnologia, assim como, contribuir para a popularização da ciência, na valorização da pesquisa científica e tecnológica. A cada ano, propõe-se um tema relevante e atual para mobilizar a população a respeito de atividades sobre Ciência, Tecnologia e Inovação.
No ano de 2016, o tema será “Ciência, alimentando o Brasil.” A escolha do tema para a SNCT se baseia na relação com os alimentos e a contribuição do conhecimento científico e tecnológico para tornar a nossa alimentação diária cada vez melhor.
Na edição passada, foram desenvolvidas 1.900 atividades entre palestras, oficinas, minicursos, feira de ciências, workshops, exposição de pôsteres, lançamento de livros, além de mesas-redondas, mostra cientifica, conferências e visitação de escolas públicas e privadas.
Teve um alcance de 65 mil visitantes, contando com a presença de estudantes, professores, acadêmicos, pesquisadores, cientistas e população em geral. O evento apresentou também exposição de fotos, cinema, planetários e premiação de concursos.