Seminário do PDF reúne fornecedores da Suzano

Os participantes conheceram o Programa e a certificação PROCEM

Seminário do PDF reúne fornecedores da Suzano

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) realizou na noite de 25 de junho, o Seminário de Sensibilização do PROCEM com fornecedores da Suzano Papel e Celulose. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF) e aconteceu no auditório do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, nº 1547, no Centro, em Imperatriz.
Cerca de 60 fornecedores participaram do Seminário que contou com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e da Suzano. Na oportunidade a consultora do PDF MA, Jurema Franco, apresentou o Programa e sua principal ferramenta de qualificação, o PROCEM, que visa melhorar a gestão das empresas fornecedoras, nas áreas de Qualidade e Produtividade; Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Gestão Contábil, Tributária e Financeira; e Responsabilidade Social.
Para o diretor da FIEMA, João Neto Franco, que estava representando o presidente da Federação, Edilson Baldez, este é o momento dos empresários investirem na gestão de seus negócios. “O projeto qualifica e certifica as empresas maranhenses para o desenvolvimento de fornecedores, a fim de torná-las mais competitivas no mercado. Nesse momento de crise devemos nos preparar para enfrentar os desafios, gerir nossas empresas e fazer das dificuldades novos desafios a enfrentar e vencer através da busca pela excelência”, explicou.
Após a apresentação do Programa, foram expostos dois casos de sucesso de empresas em processo de certificação pelo PROCEM, com o sócio proprietário da Indústria de Sorvetes 2 Irmãos, Clinewton Dias Santos e com a sócia proprietária da empresa Imagem Sinalização, Diane Gonçalves Macedo. “Investir na melhoria da gestão de nossa empresa é a melhor forma de crescer no mercado competitivo. O PROCEM tem ajudado e ajudou muito a Imagem e Sinalização, hoje nós temos nossos processos definidos, a empresa funciona melhor e temos o controle melhor dos processos”, contou Diane Macedo.
A certificação PROCEM tem como foco contribuir para a melhoria da gestão e o desenvolvimento das empresas fornecedoras locais, garantindo a entrega de produtos e serviços com qualidade a preços competitivos e favorecer o relacionamento entre empresas fornecedoras e compradoras.
O Processo de certificação tem duração de 2 anos e 50% do valor do investimento é subsidiado pelo PDF. A nova turma do PROCEM - Imperatriz e Região – têm início no mês de agosto. Interessados em participar podem fazer sua inscrição pelo e-mail eduardosousa@fiema.org.br ou pelo telefone: (99) 3225-1402. As aulas serão realizadas no IEL/Imperatriz.
O PDF é gerido de forma compartilhada pela FIEMA, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, e é mantido pelas empresas Alumar, Cemar, Eneva, Solar e Vale, com apoio de 39 empresas e parcerias com 13 entidades de classe.