Sicoob inaugura uma unidade em Imperatriz

A solenidade de inauguração aconteceu na nova loja e contou com a presença da ACII

Sicoob inaugura uma unidade em Imperatriz

No dia 18 de novembro aconteceu a inauguração da unidade de Imperatriz da Sicoob - Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, na rua Minas Gerais, no bairro Três Poderes. A solenidade contou com a presença de empresários, autoridades políticas e representantes de classes. A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz foi representada pelo diretor secretário Euvaldo Lopes.
O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros. Ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.
O sistema conta com uma ampla rede com mais de 2 mil pontos de atendimento. Além das tradicionais formas de atendimento, como o caixa na cooperativa e o ATM (auto-atendimento), permitindo, também, consultas ao extrato e saldo por meio do Facebook, uma das principais redes sociais da atualidade. Com segurança e dinamismo, toda a rede está integrada, permitindo o atendimento em qualquer cidade ou em qualquer região do Brasil e ainda na internet.
“O Sicoob tem um jeito diferente de oferecer produtos e serviços bancários: ele compartilha os resultados com os associados e aplica os recursos captados nas próprias comunidades, o que movimenta a economia local, além de criar novas oportunidades de emprego e renda, tanto para empresas, quanto para pessoas física”, conta o presidente do Sicoob Oeste-maranhense, Luiz Costa Coelho.
O diretor da ACII, Euvaldo Lopes, na ocasião, discursou sobre o apoio da entidade à Sicoob, e que essa parceria “se fundamenta no compromisso da entidade com o objetivo de proporcionar oportunidades de crescimento a seus filiados, o que se inclui no âmbito da visão desta instituição financeira”.

Números
Em setembro deste ano, a taxa média de crédito pessoal nas cooperativas do Sicoob, por exemplo, foi de 31,5% a.a., enquanto que no mercado financeiro a média foi de 49,8% a.a., de acordo com dados do Banco Central do Brasil. Para quem usa o rotativo do cartão de crédito, a taxa nas cooperativas para pessoa física é de 7,3% ao mês e no mercado convencional a taxa média é de 12,7 a.m.
A taxa média de inadimplência nas cooperativas do Sicoob se mostrou inferior quando comparada ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) no mês de setembro. Enquanto a inadimplência no Sicoob permaneceu a uma taxa média de 2,2%, no SFN a taxa ficou em 3,1%. A taxa de inadimplência de pessoa jurídica nas cooperativas do Sicoob com as empresas somou 3,3% em setembro para pessoa física registrou 1,6%. No SFN, as taxas ficaram em 2,4% e 3,9%, respectivamente.