Suzano Papel e Celulose inaugura Escola Formare em Imperatriz

Projeto formará 20 alunos da comunidade em curso de Operador de Processo de Produção


Suzano Papel e Celulose inaugura Escola Formare em Imperatriz

A Suzano Papel e Celulose inaugurou hoje, 25 de setembro, a Escola Formare Aprendiz Imperatriz. O evento contou com mais de 100 pessoas, entre autoridades locais, líderes comunitários, familiares, dirigentes de ensino da região, parceiros, alunos Formare Aprendiz, colaboradores voluntários e gestores da empresa.
O Formare Aprendiz é uma parceria da Suzano com a Fundação Iochpe e visa capacitar jovens para o mercado de trabalho. Em salas de aulas, instaladas nas fábricas da empresa, é ministrado o curso de Operador de Processo de Produção, com duração de 11 meses, sendo 400 horas teóricas e 920 horas práticas. Todos os jovens são contratados pela empresa no regime CLT, como Aprendiz. Os professores são Educadores Voluntários, colaboradores da Suzano que dedicam seu tempo e transmitem sua experiência para a formação destes jovens. Na Unidade Imperatriz, a empresa atua com 66 voluntários, entre educadores e orientadores de atividade prática.
Apesar da inauguração oficial ter acontecido dia 25, os alunos e educadores voluntários já estão juntos desde o início do mês. Para Ana Valquíria Sobrinho Carvalho, aluna do Formare, esta experiência está sendo única. “Está sendo um momento inexplicável, uma oportunidade única na minha vida! Eu quero aproveitar o máximo e obter o máximo de conhecimento possível”, comenta Ana. A experiência positiva também tem sido motivadora para Diego de Sousa Silva, educador voluntário. “É muito bom compartilhar os conhecimentos com a turma, pois as aulas me motivam a discutir com eles assuntos importantes, que vão além do que está no livro, fazem relação com o cotidiano. Cada oportunidade de estar com eles é singular”, diz.
Carlos Griner, Diretor Executivo de Recursos Humanos destaca o potencial do projeto. “O diferencial deste modelo é que continuamos cumprindo a nossa função social de darmos oportunidade a jovens em situação de vulnerabilidade social e, ao mesmo tempo, estamos qualificando a nossa futura mão de obra. Esperamos que esta seja a primeira de muitas turmas formadas”.

Sobre a Suzano Papel e Celulose
A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY e Latibex) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há 90 anos, com operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente, possui seis unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, Mucuri, na Bahia, e Imperatriz, no Maranhão. Sua capacidade de produção é de 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose por ano.