No dia 1° de fevereiro de 1960 ocorria a reunião de fundação da ACII, na Prefeitura Municipal
A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) completou, no dia 1º de fevereiro, 61 anos de fundação. Na fata de 1° de fevereiro de 1960 ocorria, na Prefeitura Municipal, a reunião de fundação da Associação, sob coordenação do prefeito Raimundo de Moraes Barros, que governou Imperatriz por mais de 17 anos, de 1959 a 1961.
Segundo o jornalista, escritor e professor, Edmilson Sanches, em 1960, no ano de fundação da ACII, Imperatriz tinha menos de 10 mil habitantes. Ela resgata que, entre outros nomes que participaram daquele ato inaugural, estava Gumercindo de Souza Milhomem, que elaborou o primeiro estatuto da entidade e que, 37 anos antes, tinha sido prefeito de Imperatriz, o mais jovem do município. Milhomem cumpriu seu mandato de 1923 a 1928. “Foi durante este mandato, em 1924, que Imperatriz foi elevada à categoria de cidade”, conta Sanches.
Outro nome na história inicial da ACII, que no início chamava-se apenas “Associação Comercial de Imperatriz”, foi Manoel Ribeiro Soares, seu primeiro presidente. Assim como o prefeito “Mundico” Barros, Manoel Ribeiro ela Imperatrizense de nascimento e foi vereador do município de 1951 a 1955. (Com informações de Edmilson Sanches, que foi sócio, diretor, assessor e consultor da ACII).