Seis fatos importantes que você precisa saber sobre portões eletrônicos

Apesar do portão automático ser tão comum na vida dos brasileiros, muitas pessoas não sabem o básico para a escolha do modelo ideal. Mas não se preocupe pois isso não chega a ser um problema.

Por se tratar de um produto técnico, existem milhares de profissionais preparados para indicar os modelos ideais para cada situação e fazer a instalação adequada dos equipamentos.

Mesmo assim, consideramos importante que você tenha informações corretas para se sentir mais confortável e seguro em sua escolha.

A primeira coisa que precisa saber é qual o tipo do seu portão. Basicamente existem três: Portões Basculantes, Portões Deslizantes e Portões Pivotantes

Lembre-se que ainda estamos falando do tipo do portão e não do automatizador (apesar de que muitas vezes os termos se confundem). Independente do seu portão estar automatizado, ele executa basicamente esses três tipos de movimento.

De forma simples, o modelo basculante é o que se movimenta para cima, o deslizante seria o modelo de “correr” para as laterais e o pivotante é aquele que abre no ângulo de 90º horizontalmente.

Para cada tipo de movimento acima, existem diversos modelos de automatizador e a partir daqui você poderá escolher diante dos seguintes aspectos:


1 – Velocidade desejada

A maioria dos modelos no mercado são considerados como convencionais no que diz respeito a velocidade, ou seja, movimenta o portão em uma velocidade mais lenta.

O fabricante de automatizadores PPA, aposta há bastante tempo no quesito velocidade como adicional, não só de conforto para os usuários, mas principalmente de segurança, tendo em vista que ao abrir e fechar seu portão mais rapidamente você consegue entrar e sair de casa em maior segurança.

Como referência, um automatizador convencional abre em cerca de 16 segundos (dependendo do tamanho, peso e tipo de movimento), enquanto existem modelos intermediários que abrem em 8 segundos e modelos ultrarrápidos que abrem em 3,5 segundos.


2- Peso do portão

A maioria dos portões hoje são desenvolvidos em materiais mais leves que reduzem o custo com o portão e ao mesmo tempo, facilitam a vida dos automatizadores.

No entanto, vale saber o peso aproximado do seu portão para que seja especificado um modelo compatível em força para movimentar essa carga. Existem modelos PPA deslizantes para cargas de 350kg até 3 toneladas por exemplo.

A variedade de produtos evita que seja instalada uma máquina insuficiente para aquela portão ou mesmo que se pague mais caro por um modelo muito superior ao necessário.


3- Quantidade de “ciclos” de abertura

O ciclo completo é a soma de uma abertura e um fechamento do portão.

A maioria de nós abre e fecha o portão poucas vezes no dia, tendo um número de ciclos mínimo por hora. No entanto existem situações em empresas e condomínios, por exemplo, que podem ter movimento intenso em alguns horários ou mesmo durante todo o dia.

Para isso, existem modelos que podem executar de 30 ou mais de 120 ciclos, funcionando quase sem parar.


4- Local de aplicação

Para entender o modelo mais adequado, é importante saber onde o portão será aplicado e as particularidades de uso naquele ambiente.

Alguns dos locais mais aplicados são residências, empresas, condomínios e indústrias.


5- Novas tecnologias

Hoje já existe diversas tecnologias aplicadas no automatizadores, mostrando que mais do que um motor forte, a parte eletrônica faz com que o portão se comporte de uma forma completamente diferente e entregue vantagens aos usuários.

Existem tecnologias que permitem movimentos mais precisos e muito mais velocidade (como a JetFlex, da PPA), motores mais compactos, eficientes, que economizam energia e podem funcionar por bateria carregada por painéis solares, como as tecnologias JetFlex Brushless e Brushless 24V.


6- Acessórios que ampliam ainda mais a segurança do equipamento

Além das funções do próprio automatizador para ampliar a segurança dos usuários, existem muitos acessórios para evitar acidentes com crianças ou animais em casa, pedestres na calçada ou mesmo impacto do portão com o veículo.

Consulte um revendedor ou visite o site da PPA para maiores informações.

(Equipe de comunicação Nova PPA)

Leia também