Escola Rui Barbosa: mais de 45 anos fomentando a educação em Imperatriz

A instituição marca a história de cidade, sendo a referência em todo o país em produção literária, esporte e aprovações no vestibular

Dona Santa, (Maria Nunes Rocha), antiga
gestora da Escola Rui Barbosa

Fundada em 05 março de 1974, a Escola Rui Barbosa soma 45 anos de atuação em Imperatriz, consagrada como uma das mais importantes instituições de educação não apenas do Maranhão, mas do país, mostrando excelência em produção literária, esporte e aprovações no vestibular.


A instituição de ensino se tornou um berço de atletas da cidade, sendo campeã geral dos jogos escolares por 13 anos consecutivos; várias vezes campeã brasileira de voleibol, e campeã Sul-americana; além de ser recordista de aprovação em medicina por ano.


Mas a história da Escola Rui Barbosa teve início há mais de quatro décadas, com dona Santa, (Maria Nunes Rocha). Mulher de garra que nunca abriu mão de uma educação por princípios, sabendo que são valores inegociáveis na formação do caráter do ser humano.


Com um estilo rígido e disciplinador, a dona Santa conquistou a admiração dos pais dos alunos, que tinham a plena confiança de que seus filhos estavam em um segundo lar, onde passariam por uma formação completa de valores e educação.


Convicta do que a educação é o elemento de conquista e afirmação da cidadania, capaz de criar e desenvolver no cidadão em formação do senso crítico e da tomada de consciência para a vida em sociedade, a Escola Rui Barbosa foi assentada sobre os princípios que norteiam o desenvolvimento do homem pleno, e trabalhou sempre em consonância com a família, para a integração da liberdade, justiça e amor valores inalienáveis.


Mais do que uma instituição exemplar, dona Santa, atualmente com 83 anos, deixou um grande legado na educação de Imperatriz, e tem orgulho de ter dedicado a sua vida na formação de uma sociedade com valores. Uma mulher referência de caráter e dedicação, hoje em plena atividade como pastora.

Com Informações Adivando R. S. Júnior.

Leia também