Segundo a médica, livre-trânsito só é recomendado com a média de 70% da população vacinada
Na semana passada a ACII entregou um ofício a órgãos locais solicitando a vacinação do setor comercial, em busca de mais proteção para a população da cidade. Neste sentido, a entidade conversou com a infectologista Bianca Ferreira que traz um alerta importante: mesmo quem se vacinou é primordial que mantenha os cuidados contra a covid-19.
A médica explica que a vacina reduz as chances da pessoa contrair o vírus, mas que tais pessoas ainda podem pegar a doença e transmiti-la. “Os já vacinados podem também ser assintomáticos para a doença e mesmo assim estarem transmitindo o vírus”, explica.
Ainda de acordo com a infectologista, o livre-trânsito, quando pudermos andar livres novamente, só deverá ocorrer quando boa parte da população estiver vacinada, em uma margem de 70 a 90%. “Enquanto tivermos pequenos percentuais de população vacinada ainda não é possível”, diz.
“Quem já recebeu a vacina deve continuar mantendo os cuidados, usando máscara, higiene das mãos, etc. Se sentir sintomas gripais, essas pessoas devem procurar fazer o teste, porque pode ser infecção de covid. Já tivemos casos de pessoas vacinadas que adquiriram a doença. Então é importante estar verificando para tomar as medidas de precaução, de isolamento e de acompanhamento dessas pessoas”, alerta a médica.
Segundo dados da Our World in Data no último dia 13, que mede o índice de vacinação no mundo, o Brasil registra mais de 23 milhões de pessoas completamente vacinadas (1ª e 2ª dose), o que representa 11,2% da população do país.