Aproximadamente duas toneladas de lixo foram coletadas na 6ª edição da campanha “Mostre Seu Amor Pelo Rio Tocantins”

O objetivo da ação, realizada pela Suzano, é conscientizar a população de Imperatriz sobre o descarte inadequado de resíduos sólidos e como isso afeta os recursos hídricos

Mais de duas toneladas de resíduos foram coletadas na 6ª edição da campanha “Mostre Seu Amor Pelo Rio Tocantins”, realizada pela Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto. Entre as duas toneladas, foram separados mais de 400 kg de materiais recicláveis, segundo o levantamento realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH).

A ação é uma campanha de conscientização junto à população de Imperatriz sobre o descarte inadequado de resíduos sólidos e como isso afeta os recursos hídricos. Este ano, a ação contou com 574 voluntários, entre colaboradores da empresa, familiares, estudantes de escolas e universidades, defesa civil e órgãos públicos, além da comunidade em geral.

A coleta dos resíduos concentrou-se na Beira Rio, no setor próximo as peixarias, no Porto da Balsa e na Praia da Bela Vista, em áreas seguras e contando com equipamentos de segurança para todos os voluntários. Os resíduos coletados foram destinados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), fazendo a destinação correta dos resíduos, tanto para o descarte final quanto a separação de itens para a reciclagem, gerando renda a associação.

O Gerente de Meio Ambiente Industrial da Suzano, Carlos Alexandre, explica a importância de promover a preservação ambiental. “Nosso principal objetivo é trabalhar incansavelmente na conscientização da população, promovendo uma cultura de preservação e cuidado com o meio ambiente. Este rio não é apenas um recurso natural; é um símbolo essencial que carrega a história, a identidade e o futuro do município de Imperatriz. A preservação dele representa, portanto, um compromisso profundo com a nossa comunidade e com as próximas gerações.”, destaca.

A iniciativa contou com a parceria da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SEPLU), 50º BIS, 3º BPM, SAMU, Defesa Civil, Marinha e Corpo de Bombeiros.

O voluntário Deglan Alves demonstrou preocupação pela quantidade de lixo coletado, e, em contrapartida, também ficou comovido pelo esforço em equipe para contribuir com a causa. “Podemos ver muito plástico, vidro e com isso surge a necessidade de projetos como esse. As vezes andamos pela Beira Rio e não temos a dimensão da quantidade de resíduos jogados ao redor. Fico feliz em ver que as pessoas estão trabalhando coletivamente em prol de um bem maior, que é nosso querido rio Tocantins”, pontua.

O evento promove a preservação ambiental, a mobilização da comunidade, além de levar dicas de descarte de objetos, para que, juntos, cidade e empresa, possam proteger o rio Tocantins – o segundo maior rio totalmente brasileiro. Além disso, este ano teve um espaço dedicado às crianças, oferecendo brincadeiras e histórias lúdicas sobre a preservação ambiental, como uma forma de incentivar os pequenos sobre a pauta.

A Assistente Administrativa, Priscila Maximiano, ressalta a importância de dedicar espaço às crianças em ações como essa, ensinando desde cedo sobre como contribuir com o planeta de forma positiva. “Podemos ajudar as crianças a terem consciência sobre cuidar do meio ambiente, então trouxemos tarefas que ajudem nessa percepção ambiental enquanto os pais coletavam os resíduos. Eles puderam participar de atividades, pinturas e brincadeiras que auxiliam nessa reflexão sobre o meio ambiente e os cuidados necessários”, informa.

O projeto está ativo desde 2017 e já está em sua sexta edição. Ao todo, a ação já reuniu mais de mil voluntários e teve mais de 6 toneladas de resíduos coletados às margens do rio Tocantins, contribuindo para a manutenção e preservação dos recursos naturais da cidade.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).  Saiba mais em: www.suzano.com.br

Assessoria de Imprensa da Suzano